Reunião preparatória para a etapa Rondônia do Fórum Regional da Rede + Brasil

Porto Velho, RO - O 15º Fórum Regional da Rede + Brasil será realizado nesta terça-feira (19), em Porto Velho, a partir das 8h, na sala de eventos do Acordes Hotel. Uma iniciativa do Ministério da Economia, em parceria com o Governo de Rondônia. Na segunda-feira (18), integrantes do ME e do Estado, órgão de controle e representantes dos municípios participaram de uma reunião preparatória ocorrida no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira.

Todos esses atores envolvidos na cadeia de transferência de recursos da União buscam uma maior integração para tornar ainda mais efetiva as políticas públicas para a sociedade. Discussões como essa estão gradativamente alcançando todo o País. Rondônia é o 15º Estado a receber o fórum promovido pelo Ministério da Economia.

Neste primeiro momento de reunião preparatória entre gestores, servidores e colaboradores da Rede + Brasil em Rondônia, a equipe do ME foi recepcionada pelos representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, órgão responsável pela Unidade Gestora da Rede no Estado.

Para a secretária da Sepog, Beatriz Basílio Mendes, é importante para Rondônia recepcionar o Fórum que trará uma grande contribuição quanto ao compartilhamento de experiência sobre a captação de recursos para o Estado e ajudará a nivelar o conhecimento sobre o uso da Rede + Brasil. O secretário-adjunto, Jailson Viana, acrescentou que para Rondônia é um orgulho receber o fórum que deve ajudar o Estado a ser ainda mais eficaz na aplicação de recursos.

A diretora do Departamento de Transferência da União do Ministério da Economia, Regina Lemos, explicou que desde 2019, o Governo Federal busca centralizar em um único sistema suas formas de parceria e cooperação, que é a Rede + Brasil, que possui como diretrizes a melhoria de gestão, capacitação, comunicação e transparência.

Durante a reunião, os participantes foram informados do grande potencial da Rede + Brasil para promover a captação de fundos, uma vez que é possível pesquisar as oportunidades de recurso. Além disso, a plataforma dá transparência a todas as etapas que envolvem a transferência de bens da União para Estados e Municípios.

Fonte: Governo de Rondônia