Castração, microchipagem e doação são outras ações da prefeitura em prol dos pets

Porto Velho, RO - Através do programa Bem-Estar e Proteção Animal, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, o município vem auxiliando as organizações que resgatam e protegem animais abandonados na capital. Somente no mês de fevereiro, cerca de 200 sacos de ração foram entregues às instituições.


Alexandro Pincer, secretário municipal de meio ambiente

Ao todo, são 5 mil quilos de alimentos, para cães e gatos, distribuídos entre 34 Organizações Não Governamentais (ONGs) que também recebem, de forma gratuita, a castração dos animais que se encontram nos abrigos, além da implantação do microchip de uso animal realizado por médicos veterinários devidamente habilitados.

A ação da Prefeitura atende a Lei Complementar nº 825, de outubro de 2020, que tem o objetivo de atuar no controle populacional e saúde de cães e gatos na capital. Os trabalhos são executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

Segundo o titular da Sema, Alexandro Pincer, uma nova licitação para a aquisição de mais sacos de ração de 25 kg está sendo realizada. “Conforme o pedido do prefeito Hildon Chaves, atendendo aos protetores dos animais, fizemos a abertura de um novo processo licitatório para atender as ONGs que trabalham diretamente cuidando de cães e gatos na nossa capital.

A ideia deste auxílio é basicamente apoiar as organizações, dentro da legislação de bem-estar e proteção animal, a fim de garantir melhores condições de vida a estes animais que estão à procura de um lar”, destacou Alexandro Pincer.

A realização de campanhas de adoção foi outro compromisso firmado pelo município. Há três semanas, por exemplo, a Prefeitura de Porto Velho promoveu, no Parque Jardim das Mangueiras, mais uma edição da Feira de Adoção. Na ocasião, 96 pets ganharam um novo lar, todos vermifugados e com guias de castração gratuita. Vacinação antirrábica também foi oferecida para quem levou cães e gatos durante a feira.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)