DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 12 DE ABRIL!

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Humorista, Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado, Dia do Obstetra, Dia do Infectologista. Dia da Intendência do Exército Brasileiro.

Cristãos vivem o 3º dia da Semana Santa. Católicos lembram São Vitor, São José Moscati, São Zenão, São Júlio I. Batistas lembramomissionário Adoniram Judson. 

BRASIL

1931 - Nasce o humorista Chico Anysio, patrono dos Humoristas. 

1956 – Nasce o diretor de cinema Walter Salles, autor dentre outros de “Central do Brasil”. 

1972 – Guerrilheiros treinados em Cuba entram em choque com tropas do Exército no Araguaia. 

MUNDO

1204 — Tropas da Quarta Cruzada rompem as muralhas de Constantinopla. 

1955 — A vacina contra a poliomielite, desenvolvida pelo Dr. Jonas Salk, é declarada segura e eficaz. 

1981 — Ocorre o primeiro lançamento de um ônibus espacial (Columbia) - a missão STS-1.  

1961 — O cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a viajar pelo espaço. É dele a famosa frase: "A Terra é azul".

FOTO DO DIA

Terceiro dia da Semana Santa, quando cristãos lembram especialmente três fatos, o 1º a despedida de Jesus quando falou sobre sua morte; o 2º a traição de Judas e o 3º a negação de Pedro. A celebração começou no domingo, tratado por cristãos como “Domingo de Ramos”, quando nas comunidades católicas acontecem as procissões, que reuniram milhares de fiéis em Porto Velho (foto), apesar do sol muito forte. 

Até domingo as celebrações marcam: 4ª feira – em alguns locais ainda se realiza a “Procissão do Encontro”; 5ª feira – quatro Atos importantes, a bênção dos Santos Óleos, a cerimônia do Lava-Pés, a instituição do Sacerdócio e a instituição da Eucaristia; 6ª feira a morte de Jesus  no calvário; sábado tem várias atividades: Vigília Pascal, Bênção do Fogo, Proclamação do Círio Pascal e a Proclamação da Páscoa. Domingo é celebrada a Ressurreição do Senhor. (https://www.cnbb.org.br/261402-2/)