Porto Velho, Rondônia - Para marcar o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, a adminstração municipal de Alto Paraíso promoveu ação prática, conforme explicado em material de divulgação expedido pelo Setor de Comunicação da Prefeitura.

Confira a íntegra da nota:

A SEMED, representada pela Secretária de Educação, Lucimeiri A. F. Lopes Azevedo e Liliane Alves da Silva Cunha, Coordenadora, Especialista em Libras Pedagoga, Pós em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, ressalta a importância do ensino como direito básico para todos.

A Inclusão da Pessoa com Deficiência tem o intuito de promover a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas em todos os aspectos.

A lei da inclusão é clara, mas para fazer valer, é preciso promover Políticas Públicas relacionadas à treinamento e capacitação para professores, revisões de estratégicas pedagógicas.

Diante da necessidade de promover o bem-estar destes alunos e, proporcionar mais apoio para esta clientela com atendimento e dignidade aos alunos com deficiência; o município de Alto Paraíso, representado pelo Executivo, encaminhou-se o Ofício de n° 226/GP JP/2022 para aprovação do Projeto de Lei que “ Cria o Programa Municipal de Estágio remunerado para estudantes de Ensino Superior, em áreas específicas da Educação Municipal.

Diante do exposto aprovou-se em receptividade o Projeto de Lei 032/2022, no dia 13/04/2022.

Vale salientar que o Município, através da Secretaria Municipal de Educação, implementa ações com atendimento in loco.

Outro ponto importante é salientar que a Educação Especial também é inclusiva, na medida que ela é oferecida para aqueles alunos que não usufruem da escola regular.

Portanto, atender as necessidades educacionais do estudante é o ponto de partida para uma Educação Inclusiva.