3ª Conferência Municipal de Saúde Mental continua nesta terça-feira (12)

Porto Velho, RO - Um dos momentos programados durante a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto Velho, na tarde do primeiro dia do evento, foi a palestra do psicólogo Raony Gomes Ferreira, que integra a equipe do Consultório na Rua, projeto da prefeitura de Porto Velho, com atenção voltada às pessoas que vivem em situação de rua.


Raony Gomes, psicólogo e integrante do Consultório Saúde na Rua

Ele tratou sobre a vacinação contra a covid-19, acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade do envolvimento de outros setores para atender esse grupo social.

“Temos que envolver setores além da saúde. A gente precisa de geração de emprego e renda, de moradias, de qualificação profissional, entre outros, para conseguir chegar até a saúde delas”, destacou.

Ele entende que, para garantir um cuidado integral a esses grupos, é preciso o envolvimento de uma equipe multiprofissional, por se tratar de um tema tão complexo, para que seja construída uma política pública efetiva.

“Esperamos trazer provocações para que elas sejam tratadas com muito carinho, com muito cuidado, para que a gente possa avançar rumo a uma consolidação de política pública humana e inclusiva, voltada às populações de rua na nossa cidade”, comentou.

O evento é promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, e coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).


Evento discutiu temas e eixos relacionados a saúde mental

DEPOIMENTOS

Na avaliação do Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Robson Cardoso, que faz parte da equipe do CAPS Infantil de Porto Velho, a Conferência de Saúde Mental possibilita o aprendizado de vários saberes e segmentos diferentes, o que possibilita a construção de um SUS melhor para todos.

“A saúde mental infelizmente não é amplamente divulgada e nem muito trabalhada na gestão pública, mas eu acho que essa conferência vai mudar esse pensamento e vai inserir um novo olhar para a saúde mental do estado e do município”, acrescentou.

Para a técnica em enfermagem Maria Alice Santos, o conhecimento que ela está obtendo na conferência vai ajudá-la diariamente no ambiente de trabalho.

“No meu dia a dia a profissão mexe muito com o raciocínio da gente, com o nosso emocional, com o nosso psicológico. Em várias situações nós temos que ser fortes. Agora, quando alguém chegar perto de mim para pedir ajuda, estarei mais preparada para ajudar”, disse.

PROGRAMAÇÃO

A 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto Velho começou na segunda-feira (11) pela manhã e segue até às 17h desta terça (12), no auditório da faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping, com abordagem dos seguintes temas:

8h – Mesa Redonda com o tema: “ Estilo de Vida e Atenção Psicossocial: prevenção precoce e produção de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde”. Participamos facilitadores

9h - “Garantia do acesso ao usuário e inclusão da Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Porto Velho”, com a facilitadora Dra. Paula Grabner, que é graduada em medicina pelo centro universitário São Lucas, pós-graduanda em psiquiatria e médica da Estratégia de Saúde da Família – da USF Dr. José Adelino.

9h30 - “Atenção psicossocial e intersetorialidade: o enfrentamento à violência, perseguição e morte de pessoas LGBTI+”, com a facilitadora: Ms. Aléssia Rodrigues Moura – Psicóloga CRP- 24/3289. Psicóloga com Mestrado em Psicologia, na Linha de Pesquisa: Psicologia, educação e Sociedade.
 Militante dos direitos das mulheres e pessoas trans desde 2007; filiada a extinta ONG Tucuxi (2007-2010); representante oficial na região Norte do extinto Coletivo Nacional de Transexuais (2007-2009); filiada à OCP COMCIL - comunidade cidadã livre (desde 2009); filiada ao INAMUR – Instituto Nacional de Mulheres Redesignadas; Integrante do Coletivo Feminista de RO.

10h - Coffee break;

10h20 - Trabalhos de grupo por eixo temático

12h - Intervalo

13h - Plenária Final

15h - escolha dos delegados para conferência Estadual

16h - Homologação dos delegados para conferência Estadual

17h - Solenidade de encerramento

Texto: Augusto Soares
Fotos: Saul Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)