A maior parte dos processos é com relação a cobrança de IPTU em Porto Velho e Ariquemes

Porto velho, RO - A média de processos por habitante em Rondônia é mais que o dobro que a média nacional. Enquanto a média do Brasil é de 7 mil processos a cada 100 mil habitantes, em Rondônia são 15 mil processos a cada 100 mil habitantes. A maior parte dos processos é com relação a cobrança de IPTU em Porto Velho e Ariquemes.

Mesmo com a redução nacional de processos em tramitação que aguardavam decisão definitiva, Rondônia segue com o maior número de processos por milhão de habitantes do Brasil.

De acordo com o Juiz Secretario Tribunal de Justiça Dr Rinaldo Forti o trabalho remoto aumentou a demanda de processos no estado.

“Nós somos o estado mais demandado do Brasil. É um fenômeno. Todos os anos o Justiça em Número que produz os números relacionados ao Poder Judiciário do Brasil inteiro apontam que o judiciário de Rondônia é o mais demandado”, disse.

A maior demanda de processos esta na cidade de Porto Velho seguida de Ariquemes com casos de cobrança de IPTU.

“A população resiste em pagar IPTU e o município se vê obrigado a ajuizar execuções fiscais e como o recebimento desses valores. Como é muito dramático para o município por na rua uma família para executar o IPTU. Nesses casos o município tenta alternativas que não seja levar a praça o imóvel. E isso faz com que os processos se eternizem nas varas sem solução e acaba entulhando com processos que nunca chegam ao fim”, disse o Secretário.

O relatório justiça em números 2021 do Conselho Nacional de Justiça apontou que em 2020 o poder judiciário nacional encerrou com 75,4 milhões de processos em tramitação //são 2 milhões de processos a menos do que 2019.

Fonte: Diário da Amazônia