Iniciativa foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

Porto Velho, RO - Buscando estimular empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Estado de Rondônia a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa Rondônia (Fapero) e mais sete instituições se reuniram na manhã de terça-feira (29) no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Porto Velho, para transformar ideias em negócios.

A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fundação Certi e Fapero.

O representante da Finep, o analista de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada, Luiz Coelho participou do evento e esclareceu sobre a importância do desenvolvimento e financiamentos para o Estado de Rondônia.

A vinda do analista da Finep a Rondônia visa fomentar o programa “Centelha Rondônia” II/ MCTI que é um programa de incentivo ao empreendedorismo de ação descentralizado da Finep, órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia. Por meio do programa, as FAPs entidades que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, neste caso a Fapero são consultadas para a captação de projetos onde Finep disponibiliza parte dos recursos para financiamento.

“A ideia do programa” Centelha Rondônia” II/MCTI é que com esse somatório de ideias nos consigamos captar projetos que a gente não conseguiria enxergar. O objetivo do programa é observar o que acontece nas instituições, universidades e nos centros de pesquisas que poderiam virar negócios.

Aqui em Rondônia existe um potencial enorme de agregação de valor baseado no desenvolvimento sustentável, produtos específicos da região como o tambaqui e o café Conilon que já existem e podem alavancar a economia”, disse Luiz Coelho.

As inscrições do programa “Centelha Rondônia II” se encerram no dia 18 de abril

Entre os objetivos principais do programa Centelha, estão: a geração de novas empresas de base tecnológica; a geração de inovações que sejam de interesses sociais e empresariais; e a formação da cultura do empreendedorismo inovador, a fim de fortalecer os ecossistemas de inovação do país.

O presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, destacou sobre a importância dos editais de fomento para incentivar ideias empreendedoras e gerar novas empresas de base tecnológica.

“Precisamos que a população acredite e não desmereça suas ideias inscrevendo-as no programa “Centelha Rondônia”. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar. Queremos articular com as empresas e indústrias sobre transformação digital, para mulheres da Amazônia com o edital da Finep Prêmio Mulheres Inovadoras 3ª Edição (http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/672), também existe edital específico para a Bioeconomia e Transformação Digital da Amazônia (Finep Amazônia)(http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/669). Durante muitos anos a Finep não chegava em Rondônia e agora fizemos esse esforço e estamos sendo atendidos”, contou o Presidente da Fapero.

As inscrições do programa “Centelha Rondônia II” se encerram no dia 18 de abril de 2022. Até o momento 66 ideias foram inscritas, e serão selecionadas 22 propostas que receberam apoio financeiro no valor de R$ 53.636,00 em apoio financeiro e R$ 26.000,00 em bolsa de apoio técnico, além de capacitações, networking com parceiros e suporte para alavancar o negócio.

Na sua primeira edição, o programa Centelha esteve presente em mais de mil municípios brasileiros. Foram cerca de 15.400 ideias submetidas, que representam mais de 22 mil cadastros no Sistema Centelha e 38 mil empreendedores inscritos no programa.

Conheça o edital e inscreva a sua ideia acessando o link: https://programacentelha.com.br/ro/

Fonte: Governo de Rondônia