3ª Conferência Municipal de Saúde Mental será nos dias 12 e 13 de abril

Porto Velho, RO - Acontece nesta sexta-feira (11), a pré-conferência para a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto Velho, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Ad e Infantil). O objetivo é levantar propostas que priorizem o controle social da população afetada com algum tipo de transtorno mental. A conferência acontecerá nos dias 12 e 13 de abril.

Conforme a programação do evento, divulgado pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho (CMSPV), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), um dos pontos principais abordados durante a discussão é o impacto na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia, além da gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.

“Nosso propósito aqui é levantar propostas que ajudem no controle social da população diagnosticada com transtorno mental, principalmente agora neste período de pandemia”, frisou Rosana Nascimento da Silva, presidente do CMSPV.


Cerca de 80 participantes discutiram propostas acerca da saúde mental

Cerca de 80 pessoas, entre coordenadores, psicólogos, médicos, assistentes sociais, acadêmicos, representantes do conselho estadual de saúde, militares da marinha e usuários do sistema de saúde fizeram a inscrição para participar do debate, que também disponibilizará certificados de participação.

“Esse evento é importante pois discute o controle social. Para o nosso SUS existir hoje, ele tem que ter essa participação com a sociedade, ainda mais agora diante dos desafios que a sociedade vem enfrentando nesta pandemia. Temos que trazer até nós as melhores propostas e soluções que objetivam o bem coletivo”, destaca Eliana Pasini, secretária municipal de saúde.

Além das palestras, dinâmicas em grupos, lanches e mini oficinas também fazem parte do cronograma.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Carlos Sabino
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)