Neto da monarca anunciou que não irá participar da homenagem que ela prestará ao marido príncipe Philip no final deste mês

Porto Velho, RO - O príncipe Harry foi acusado neste sábado (12) pela imprensa britânica de "ignorar” a rainha Elizabeth 2ª por cancelar sua participação na homenagem em que a monarca prestará ao marido príncipe Philip, falecido em abril de 2021.

Um porta-voz do príncipe Harry anunciou na sexta-feira que o neto da rainha não comparecerá à cerimônia religiosa no final deste mês em homenagem ao seu avô, sem dar mais detalhes. Embora tenha explicado que Harry visitará a rainha "em breve".

O jornal britânico The Sun encabeçou sua edição de sábado com a frase "A grosseria de Henry com Philip". Nas páginas do diário, Angela Levin, autora de um livro sobre Harry, afirma que, com a sua ausência, o príncipe não só "desrespeita o duque de Edimburgo mas, sobretudo, a rainha".

Harry e sua esposa Meghan decidiram em 2019 se distanciar da família real britânica e morar na Califórnia.

A cerimônia em homenagem ao príncipe Philip, que morreu em abril de 2021 aos 99 anos, acontecerá no dia 29 de março.

Embora seja suposta a presença da rainha Elizabeth 2ª, sua saúde frágil (agravada nos últimos meses por ter sido infectada pela Covid-19) aumenta as dúvidas.

Em pleno jubileu de platina (70 anos de reinado em fevereiro), as aparições da soberana britânica são cada vez mais escassas.

Depois de passar uma noite no hospital em outubro para "exames preliminares" (nenhum detalhe foi dado), Elizabeth 2ª foi aconselhada pelos médicos a realizar apenas "tarefas leves" em seu Castelo de Windsor.

A rainha, que completará 96 anos em abril, anunciou na sexta-feira (através do Palácio de Buckingham) que não comparecerá a um serviço religioso na Abadia de Westminster (em Londres) na segunda-feira, no que deveria ser seu primeiro grande ato em meses.

Fonte: R7