Bolas e coletes serão alguns dos materiais esportivos doados às escolinhas

Porto Velho, RO - Como parte das ações de políticas públicas no setor esportivo, a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), promove o projeto “Mais Esporte Rondônia”, que apoiará 312 escolinhas de iniciação esportiva na modalidade de futebol de campo e 260 escolinhas na modalidade de voleibol, em todo o Estado.

O investimento do esporte em Rondônia é uma das prioridades da Sejucel, que reconhece os desafios das escolinhas e, principalmente, das crianças e jovens que enfrentam a vulnerabilidade social.

Sendo a missão institucional do Poder Público o fomento e incentivo aos esportes e ao lazer, a realização deste projeto vai ao encontro da necessidade de garantir aos desportistas, atletas e militantes do esporte do Estado, a disponibilidade de condições materiais para a prática do esporte.

O apoio ao esporte é mais um dos incentivos da Sejucel

O apoio será através de material esportivo, como bolas e coletes. Os instrutores, muitas vezes voluntários, receberão instruções e acompanhamento de um Profissional de Educação Física com registro no Conselho Regional de Educação Física – CREF, nomeado pela própria Sejucel. O projeto ainda contará com a parceria das prefeituras a cada seis meses e realizará um festival entre as escolinhas de futebol contempladas pelo projeto.

Também será ministrado curso de iniciação esportiva aos profissionais, que de alguma forma ajudam a retirar crianças e adolescentes da marginalização ou do meio do uso de drogas. As crianças terão várias palestras, ministradas pela Coordenação da Juventude da Sejucel e outros órgãos do Governo do Estado.

Para o superintendente estadual, Jobson Bandeira, o “Mais Esporte Rondônia” é o caminho para atender as necessidades de cada um que se dedica ao esporte em Rondônia. “Esse projeto vem como um suporte para fortalecer a base das escolinhas do Estado. É uma soma entre Governo e Prefeituras para tornar o esporte mais forte. Me sinto muito feliz em realizar esse objetivo e que em breve possamos alcançar todas as escolinhas do Estado”, afirma o superintendente.

A escolha das escolinhas para receber o apoio do Governo de Rondônia, acontecerá através das prefeituras de cada município. No entanto, antes de receberem o material esportivo, os municípios deverão encaminhar para a Sejucel, os documentos solicitados demonstrando o objetivo geral e específicos de cada instituição, metas, relação de professores ou voluntários, dias, horários e faixas etárias das escolinhas.

Esse plano de trabalho será avaliado pelos técnicos da Coordenação de Esportes e Lazer. Após avaliação técnica, deve acontecer uma cerimônia de entrega dos materiais com assinatura do termo de cooperação entre as escolinhas contempladas.

Texto: João Antônio Alves
Fotos: Daiane Mendonça e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia