Major BM Barreto assume o comando do 4º GB no lugar do Major BM De Paula

Porto Velho, RO - Na manhã desta quinta-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) realizou a passagem de comando do 4º Grupamento em Cacoal. Na oportunidade, assumiu o comando do 4ºGBM, o major BM Atenor Correa Barreto.

Ao deixar o cargo, o major BM Moacir de Paula Júnior, agradeceu a oportunidade de estar à frente do grupamento. “Eu tive a chance de passar pelo 4ºGBM por duas vezes, a primeira em 2012 como chefe de atividades técnicas e agora como comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, o que agrega muito conhecimento e experiência à minha carreira profissional. Passei por todas as etapas, desde soldado até aqui, com muito orgulho, e sei da importância de cada bombeiro para a nossa corporação”, destacou.

O subcomandante geral do CBMRO, coronel BM Lindoval Rodrigues Leal, parabenizou o ex-comandante do 4ºGBM, desejando-lhe sucesso em sua nova missão.

“Parabenizamos o major BM De Paula, pelo tempo em que foi comandante aqui em Cacoal. Nós, como oficiais de carreira, sabemos que os comandos são temporários. A gente vem, dá o nosso melhor, deixa a nossa marca e seguimos sempre para uma nova missão que nos é atribuída.

Então, major De Paula, saiba que o Comando reconhece seu trabalho, sua dedicação e deseja muita sorte nesta nova empreitada que lhe espera”, ressaltou o subcomandante geral ao novo subcomandante do 1º Grupamento de Bombeiros em Porto Velho, a maior unidade operacional do Estado.

NOVO COMANDANTE

O major BM Atenor Correa Barreto assume o 4º Grupamento em Cacoal com vasta experiência na Corporação e um extenso currículo profissional. Iniciou sua carreira militar no 54º Batalhão de Infantaria de Selva, onde serviu durante cinco anos, como soldado e cabo.


Sob comando do 4º GBM estão os subgrupamentos de Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Espigão do Oeste

Em 2002, incorporou às fileiras do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, após concurso público para praça, realizando o Curso de Formação Bombeiro Militar. No ano de 2006 concluiu o Curso de Formação de Cabos e em 2008 realizou o Curso de Formação de Sargentos.

No estado de Santa Catarina, iniciou o Curso de Formação de Oficiais, sendo declarado aspirante a oficial em 2012.

Ao longo de sua carreira como oficial do CBMRO, o major BM Barreto já desempenhou as funções de chefe de Segurança Patrimonial Contra Incêndio e Pânico no Palácio Rio Madeira (PRM), comandante do Subgrupamento Independente de Guajará-Mirim, subcomandante da Companhia de Segurança Aeroportuária do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Subchefe da 3ª Seção do Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, subcomandante do Comando de Operações Bombeiro Militar de Rondônia, comandante do 3º SGBMº/1º GBM do município de Candeias, subcomandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, em Porto Velho, e diretor de Ensino e Instrução do CBMRO.

Para o militar, a nova missão à frente do 4º Grupamento em Cacoal soma ainda mais experiência e conhecimento à sua trajetória. “Assumimos o 4º Grupamento de Bombeiros em Cacoal com a responsabilidade de mais outros três subgrupamentos, de Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Espigão do Oeste. O objetivo é desempenhar um excelente serviço, para que a população seja assistida da melhor forma possível”, garantiu.

Ao novo comandante do 4º GBM, o subcomandante geral prestou elogios, manifestando votos de sucesso. “É um oficial da mais alta estirpe e não tenho dúvidas de que fará um excelente trabalho à frente dessa unidade. Ao major BM Barreto, queremos desejar toda a sorte e dizer que o Comando da Corporação estará sempre disponível para galgar todas as demandas”, concluiu o coronel BM Leal.


Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia