Porto Velho, Rondônia
- Estão abertas as inscrições do processo seletivo SISU que oferta vagas em diversas Universidades e Institutos Federais e Estaduais no Brasil afora. Entretanto o Estado de Rondônia é a única Unidade Federativa que não disponibiliza vagas via SISU.

A Unir (Universidade Federal do Estado de Rondônia) que oferta mais de 60 cursos de graduação em 8 cidades do Estado informou a redação do Alô Rondônia que conta com um sistema próprio de seleção. Sistema esse que utiliza como critério as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)


Segundo a Universidade esse sistema possibilita uma política de cotas mais efetiva, alcançando uma parcela maior da população de Rondônia, especialmente alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oriundos de escolas públicas.

Contudo ainda não se tem um cronograma de quando serão abertas as inscrições para os estudantes que realizaram o Enem em 2021, como no caso do SISU. E encerram hoje (16) as manifestações de interesse nos cursos do 2° Semestre de 2021 para quem já havia feito as inscrições no ano passado. Esse atraso se deve a questão da Pandemia.

No site da Instituição podem ser acompanhados os editais para os futuros Processos Seletivos que são divulgados com meses de antecedência, confira abaixo:
 
O QUE É O SISU - O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Fonte: A Redação