Principal mudança do NEM, é ampliação da carga horária para 3 mil horas, sendo desenvolvidas mil horas por ano a partir de 2022

Porto Velho, RO - As turmas de 1º ano do Ensino Médio das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino passaram a aderir ao Novo Ensino Médio (NEM) neste ano de 2022, que propõe uma reforma nas matrizes curriculares de referência das escolas de ensino médio. A Lei nº 13.415/2017, que institui as alterações, estabelece maior integração e flexibilidade curricular e a oferta de itinerários formativos nesta etapa da Educação Básica.

A principal mudança promovida pelo NEM, é a ampliação da carga horária para três mil horas, sendo desenvolvidas mil horas por ano a partir de 2022. Outras grandes modificações serão efetuadas, como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituindo-se nas competências e habilidades por área do conhecimento a serem garantidas no desenvolvimento desta etapa de ensino aos estudantes de todo o País.

Será possível a escolha de Itinerários Formativos que consistem em caminhos diferentes ofertados pelas escolas aos estudantes do Ensino Médio, que a partir de agora poderão escolher algumas unidades curriculares para cursar que estejam mais alinhadas com o seu projeto de vida.

Haverá também, a possibilidade dos estudantes cursarem itinerários de Educação Profissional e Técnica no Ensino Médio Regular.

Nas escolas estaduais de ensino médio de Rondônia, durante os três anos de formação no Ensino Médio, os estudantes podem optar na escolha de itinerários formativos. No 1º ano, a escolha se dá na seleção de componentes curriculares optativos e eletivos, sendo que a partir do 2º e 3º anos poderão optar por percorrer uma trilha de aprofundamento relacionada às áreas de conhecimento ou à formação técnica e profissional de seu interesse, conforme opções ofertadas nas escolas.

A Coordenadora da Implementação do Novo Ensino Médio, Luciana Nobre, destacou que a implantação do NEM em Rondônia iniciou em 2020 em 20 escolas-piloto, e em 2022, a implantação já está sendo será realizada de forma gradativa em todas as turmas de 1º ano do Ensino Médio da Rede Estadual.

Em 2023 será dada continuidade a este processo atendendo às turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio e no ano de 2024 completando os ciclos de implementação com as turmas do 3º ano do Ensino Médio.

De acordo com o gestor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecandanda, destacou que o Governo de Rondônia vem trabalhando em conformidade com as orientações do Ministério da Educação (ME) para o desenvolvimento desta política pública buscando assim, trazer melhorias para a Educação do Estado.

A respeito da implementação do NEM o secretário destacou que: “o Referencial Curricular para o Ensino Médio de Rondônia está no Conselho Estadual de Educação de Rondônia (CEE/RO) para aprovação e o Plano de Implementação (PLI) foi encaminhado ao MEC para análise”.

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Vilson Klein e Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia