Aumento das demandas da Ouvidoria Geral foi de 240% em 2021 reforçando a política de transparência


Em 2021, Ouvidora-Geral registrou aumento de denúncias de 240%

Porto Velho, RO - A Ouvidoria Geral (OGE), do Governo de Rondônia, registrou em 2021 um aumento de 240% na participação social pelos canais de ouvidorias, com 19.349 manifestações diversas dos cidadãos que chegaram a todas as ouvidorias setoriais. Trabalho sério de um governo que vem constantemente abrindo espaço para o cidadão participar da gestão pública e de manter a política de transparência de seus atos.

De acordo com ouvidora-geral do Estado, Etelvina Rocha, o que se constata do balanço das ações que movimentaram como nunca o serviço das ouvidorias, é que “este expressivo aumento das demandas só comprovam que neste Governo o cidadão tem voz e vez, pois suas manifestações transformam-se em importante ferramenta de gestão, recurso precioso para garantir um serviço de qualidade em prol do cidadão”, disse.

Ela defendeu o trabalho conjunto das ouvidorias em defesa da cidadania e do Estado, ao explicar que o Relatório Estatístico das Ouvidorias do Poder Executivo 2021 reúne em um único documento os dados de todas as ouvidorias do Estado, e que nele é possível verificar um grande aumento quando comparado com o mesmo período de 2020.

Segundo a ouvidora-geral, enquanto as ouvidorias registraram no exercício anterior(2020) 5.686 demandas de diversos conteúdos, em 2021 foram registradas 13.633 demandas a mais, o que representa um aumento de 240%, e a incontestabilidade das medidas do Governo do Estado na direção da boa governança e do trabalho sério pela lisura de seus atos e contra todo tipo de irregularidade.

Etelvina Rocha justificou o resultado positivo do relatório esclarecendo que medidas foram adotadas com esse objetivo, e que o aumento se deu efetivamente em razão da ampla divulgação dos canais de comunicação das ouvidorias. Segundo ela, do total de 19.349 demandas recebidas, 18.862 foram respondidas e 487 seguem em tratamento pela equipe técnica da Ouvidoria, que se detém na análise de cada situação, que geralmente é respondida no tempo médio de 22 dias, dentro, portanto, das normas da Lei Federal nº 13.460/2017.

COMO FAZER DENÚNCIA

A ouvidora-geral do Estado falou sobre a importância do papel das ouvidorias para a gestão estadual, destacando o prestígio que o Executivo Estadual dá às ações de apoio e defesa do cidadão. Etelvina Rocha reforçou a necessidade da participação do cidadão, para construção de uma gestão mais transparente e eficiente.

Com este objetivo ela divulgou os canais de comunicação da Ouvidoria Geral, informando que os contatos podem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, pelos telefones 0800 647 7071, (69) 3216-1015 e (69) 3212-8050. E ainda pelos outros canais que funcionam 24 horas, o e-mail ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br e o portal Fala.BR/Rondônia.

Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Arquivo Ouvidoria
Secom - Governo de Rondônia


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