João tem 18 anos e está internado em estado grave no Cemetron, em Porto Velho

Porto Velho, RO -
O jovem João Vitor de Souza dos Santos, 18 anos, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na última segunda-feira (3) no Centro de Medicina Tropicais de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho. O rapaz foi diagnosticado com trombose e meningite e está em estado grave.

João mora com a família na capital e, segundo a mãe, sempre foi um garoto saudável. Ela contou que ele nunca apresentou qualquer problema grave de saúde. Para a família é uma surpresa tudo o que está acontecendo.

“Meu filho sempre teve uma saúde boa. Ele é normal, uma pessoa com muita saúde. Ele trabalha e nunca teve algum tipo de doença”, relatou ela.

Desespero

Devido a gravidade da doença, João está precisando de sangue. Segundo os familiares, o avanço da doença está diminuindo as plaquetas, o que está prejudicando a saúde do jovem.


João Vitor de Souza dos Santos, 18 anos | Foto: Arquivo pessoal

A diminuição de plaquetas no sangue é chamada de trombocitopenia ou plaquetopenia, essa situação prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo. As plaquetas são componentes essenciais do sangue para a coagulação, facilitando a cicatrização de feridas e impedindo hemorragias.

Doação

Ainda de acordo com a mãe, o jovem necessitando, com urgência, de qualquer tipo de sangue. A mulher pede que quem puder fazer doação que faça, pois a família agradece. “Meu filho está precisando bastante”, apelou a mãe.

Quem quiser fazer doação, deve ir até a Fhemeron indicando que a doação é para João Vitor. A Fhemeron fica localizada na avenida Jorge Teixeira, 3766, Industrial, em Porto Velho.

Fonte: Rondôniaovivo