Porot Velho, RO - Uma operação foi realizada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (25) para combater a exploração ilegal de minério e os crimes paralelos no Rio Madeira. A operação foi feita em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Vídeos mostram explosões de dragas durante operação contra garimpo no Rio Madeira
Durante a Operação Iracema foram destruídas 29 dragas, embarcações e motores utilizados na extração irregular de minério. Vídeo feitos no local mostram nuvens de fumaça preta causadas pelas explosões.
Segundo a PF, foi aberto um inquérito policial para apurar os fatos, identificar os financiadores das operações criminosas e responsabilizar as pessoas que praticam essas atividades ilícitas.
A PF explica ainda que a garimpagem ilegal causa grandes danos ao meio ambiente. Durante a extração irregular de minério, são utilizadas substâncias tóxicas, como o mercúrio, lançadas nos rios.
De acordo com a Polícia Federal, isso contamina animais, plantas e prejudica a saúde das pessoas que dependem dessas águas para viver. Esses danos muitas vezes são irreversíveis, afetando todo o ecossistema e também os direitos das comunidades tradicionais que vivem na região.
A Polícia Federal tem aumentado a fiscalização contra o garimpo ilegal, principalmente na bacia do Rio Madeira, em Rondônia, uma área muito afetada por essa atividade.
A Operação Iracema é mais uma ação nesse sentido, mostrando o compromisso com a proteção da Amazônia, dos recursos naturais e com o cumprimento da lei.
Durante a Operação Iracema foram destruídas 29 dragas, embarcações e motores utilizados na extração irregular de minério. Vídeo feitos no local mostram nuvens de fumaça preta causadas pelas explosões.
Segundo a PF, foi aberto um inquérito policial para apurar os fatos, identificar os financiadores das operações criminosas e responsabilizar as pessoas que praticam essas atividades ilícitas.
A PF explica ainda que a garimpagem ilegal causa grandes danos ao meio ambiente. Durante a extração irregular de minério, são utilizadas substâncias tóxicas, como o mercúrio, lançadas nos rios.
De acordo com a Polícia Federal, isso contamina animais, plantas e prejudica a saúde das pessoas que dependem dessas águas para viver. Esses danos muitas vezes são irreversíveis, afetando todo o ecossistema e também os direitos das comunidades tradicionais que vivem na região.
A Polícia Federal tem aumentado a fiscalização contra o garimpo ilegal, principalmente na bacia do Rio Madeira, em Rondônia, uma área muito afetada por essa atividade.
A Operação Iracema é mais uma ação nesse sentido, mostrando o compromisso com a proteção da Amazônia, dos recursos naturais e com o cumprimento da lei.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/r/p/qAUgopQlCAI2XmcrM5qw/whatsapp-image-2026-06-26-at-11.01.13-2-.jpeg)
Fonte: G1/RO