Políticos de diferentes correntes ideológicas prestam homenagens a Raul Jungmann

Novidades

6/recent/ticker-posts

Políticos de diferentes correntes ideológicas prestam homenagens a Raul Jungmann

Raul Jungmann durante cerimônia oficial em São Paulo; ex-ministro tinha mais de 50 anos de vida pública - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil (Alô Rondônia)

Ex-ministro e presidente do Ibram morreu aos 73 anos, vítima de câncer no pâncreas

Porto Velho, Rondônia – A morte do ex-ministro Raul Jungmann, ocorrida no domingo (18) em Brasília, mobilizou políticos, autoridades e instituições de várias tendências partidárias. Aos 73 anos, o atual presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) enfrentava um câncer no pâncreas e deixou uma trajetória de mais de cinco décadas na vida pública, atuando como vereador, deputado federal e ministro em diferentes governos.

HOMENAGENS DE EX-PRESIDENTES E MINISTROS

O ex-presidente Michel Temer, sob cuja gestão Jungmann comandou os Ministérios da Defesa e da Segurança Pública, publicou nota de pesar ressaltando o caráter e o legado do ex-ministro. “Um brasileiro que soube servir ao país. Por onde passou deixou sua marca”, afirmou.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, lembrou a participação ativa de Jungmann no conselho de ex-ministros da pasta, destacando sua generosidade e espírito democrático.

RECONHECIMENTO NO JUDICIÁRIO

Ministros do Supremo Tribunal Federal também prestaram homenagens. Gilmar Mendes escreveu um texto ressaltando a integridade e a “densidade republicana” de Jungmann, destacando seu papel em governos anteriores e sua importância para a consolidação institucional do país.

O ministro Alexandre de Moraes também se manifestou, lembrando a atuação conjunta durante a segurança das Olimpíadas do Rio de Janeiro e classificando Jungmann como “um grande democrata”.

REPERCUSSÃO NO CONGRESSO E NOS ESTADOS

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, destacou a capacidade de diálogo e o compromisso de Jungmann com o interesse público.

Entre os governos estaduais, o governador do Rio Grande do Sul, Marcelo Leite, também lamentou a perda e ressaltou a contribuição do ex-ministro ao serviço público brasileiro.

NOTAS DE PARTIDOS E INSTITUIÇÕES

O Cidadania, último partido ao qual Jungmann foi filiado, divulgou nota assinada pelo presidente Roberto Freire, lembrando a longa trajetória e o vínculo mantido mesmo após sua saída formal da sigla.

O Ibram, instituição presidida por Jungmann até seu falecimento, informou que o velório será realizado nesta segunda-feira (19), das 15h30 às 17h, na capela do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, restrito a familiares e amigos próximos.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários