Governo do estado oferta mais de 4,3 mil vagas para professor e técnico educacional na rede estadual de ensino.
Porto Velho, Rondônia – Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos da área da Educação em Rondônia, promovidos pelo governo do estado, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep). Ao todo, são 4.392 vagas, entre provimento imediato e cadastro reserva, destinadas aos cargos de Professor Classe C e Técnico Educacional, para atuação na rede estadual.
Os certames atendem à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e contemplam oportunidades para nível médio e superior, com aplicação de provas em diversos municípios do estado.
EDUCAÇÃO PÚBLICA
As inscrições seguem abertas até 9 de fevereiro de 2026, exclusivamente pela internet, no site da banca organizadora Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). Os candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição nos dias 8 e 9 de janeiro, com divulgação do resultado ainda neste mês.
Para o governador Marcos Rocha, os concursos representam um reforço estratégico para a educação estadual. Segundo ele, as seleções visam garantir o funcionamento das escolas, fortalecer o quadro efetivo e melhorar o atendimento à população.
GESTÃO DE PESSOAS
Do total de vagas para Técnico Educacional, 746 são destinadas a Agente de Limpeza e Conservação, 571 para Agente de Alimentação e 275 para Agente de Atividades de Secretariado, distribuídas entre provimento imediato e cadastro reserva em várias localidades.
Já o concurso para Professor Classe C oferta 2.800 vagas, abrangendo diversas graduações, conforme a demanda da rede estadual de ensino.
De acordo com o superintendente estadual de Gestão de Pessoas, Sílvio Luiz Rodrigues da Silva, a coordenação do processo busca assegurar critérios claros e eficiência. “A atuação da Segep garante concursos organizados, alinhados às necessidades reais do estado e com foco na transparência”, afirmou.
EDITAIS E ETAPAS
Os concursos são promovidos pela Segep e executados pelo Ibade. Todas as informações oficiais devem ser acompanhadas no site da banca e no Diário Oficial do Estado (DIOF).
Editais:
SERVIÇO
- Inscrições: 7 de janeiro a 9 de fevereiro de 2026
- Pedido de isenção: 8 e 9 de janeiro de 2026
Provas objetivas:
- 8 de março de 2026 – Professor Classe C e Técnico Educacional (Agente de Alimentação)
- 15 de março de 2026 – Técnico Educacional (Agente de Limpeza e Conservação e Agente de Atividades de Secretariado)
Informações oficiais: www.ibade.org.br
0 Comentários