Porto Velho, Rondônia - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (17), tornar réus três homens acusados de participar da tentativa de explosão de um caminhão-tanque nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília, ocorrida no dia 24 de dezembro de 2022.
O colegiado formou placar de 4 votos a 0 para o recebimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), abrindo formalmente ação penal contra George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza.
Crimes imputados
Os acusados responderão pelos crimes de:
- Associação criminosa;
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Tentativa de golpe de Estado;
- Atentado contra a segurança do transporte aéreo.
Segundo a denúncia, a ação tinha potencial para causar uma tragédia de grandes proporções, colocando em risco passageiros, trabalhadores do aeroporto e a população da capital federal.
Condenações anteriores e prisão
Os três já foram condenados pela Justiça do Distrito Federal e encontram-se presos. Em maio de 2023, o empresário George Washington de Oliveira Sousa recebeu pena de nove anos e quatro meses de prisão. Já Alan Diego dos Santos Rodrigues foi condenado a cinco anos e quatro meses.
As condenações anteriores envolvem crimes como explosão, incêndio criminoso e posse ilegal de arma de fogo. Com a decisão do STF, os acusados passam a responder também por crimes relacionados diretamente à tentativa de ruptura da ordem democrática.
Defesa
A Agência Brasil informou que busca contato com a defesa dos acusados. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.
0 Comentários