Cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Superior e da Ouvidoria do MPRO para o biênio 2025-2027 - Foto: Reprodução MP-ROPorto Velho, RO - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) oficializou, nesta terça-feira (9), a posse dos novos integrantes do Conselho Superior e da Ouvidoria para o biênio 2025-2027. As cerimônias ocorreram em formato híbrido e foram presididas pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago.
Conselho Superior recebe novos membros
Para o próximo biênio, foram empossados os Procuradores de Justiça Ildemar Kussler, Marcelo Lima de Oliveira, Marcos Valério Tessila de Melo, Francisco Esmone Teixeira e Airton Pedro Marin Filho, além de Alexandre Augusto Corbacho Martins, como suplente.
De forma permanente, compõem o colegiado o Procurador-Geral de Justiça, que preside o órgão, e o Corregedor-Geral, Héverton Alves de Aguiar.
O Conselho Superior é responsável por deliberar sobre temas estratégicos da atuação institucional, fiscalizar o desempenho funcional e garantir os princípios que regem o MPRO.
Durante o discurso, o Procurador de Justiça Marcos Tessila destacou o caráter estratégico do colegiado:
“Tenho consciência dos desafios do colegiado, mas reconheço a qualificação de seus membros, essencial para que o MPRO siga avançando.”
Ouvidoria também inicia novo ciclo
Na sequência, o MPRO empossou a nova composição da Ouvidoria. O Procurador de Justiça Carlos Grott assume o cargo de Ouvidor-Geral, e a Procuradora de Justiça Emília Oiye passa a atuar como ouvidora suplente.
O novo ouvidor agradeceu a confiança dos colegas e elogiou o trabalho desenvolvido pela antecessora, Procuradora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, que estruturou e fortaleceu o serviço — agora com mais de 10 mil atendimentos registrados.
Emília Oiye, que também dirigirá a Ouvidoria das Mulheres a partir de 14 de dezembro, reforçou o compromisso com a escuta qualificada:
“Empenharemos nossos esforços para que a Ouvidoria siga fortalecida na sua função essencial, que é receber os cidadãos.”
Procurador-Geral destaca fortalecimento institucional
Durante a cerimônia, Alexandre Jésus ressaltou a relevância do Conselho Superior e da Ouvidoria para o funcionamento do Ministério Público.
Ao falar sobre o colegiado, destacou seu papel central na orientação de políticas institucionais:
“Seguiremos trabalhando por um Ministério Público cada vez mais forte, íntegro e transparente.”
Ele também agradeceu o trabalho conduzido pela ouvidora que deixa o cargo e desejou êxito à nova gestão:
“A Ouvidoria é uma porta de entrada essencial do MPRO. Desejo sucesso aos empossados e reafirmo o apoio da Procuradoria-Geral para fortalecer ainda mais essa casa.”
0 Comentários