Porto Velho, Rondônia - Uma ação do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar de Rondônia resultou na apreensão de uma arma de fogo e no cumprimento de um mandado de prisão preventiva durante patrulhamento ostensivo realizado na noite de sexta-feira (19), no bairro Olaria, na capital.
Veículo levantou suspeita durante patrulhamento
De acordo com informações da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 21h30, na Rua José Camacho, esquina com a Rua Gonçalves Dias. A guarnição realizava patrulhamento preventivo nas proximidades do Ministério Público quando percebeu um veículo Ford Ka, de cor branca, estacionado em circunstância considerada suspeita.
Diante da situação, os policiais decidiram realizar a abordagem. No interior do automóvel estavam Kauan Soares de Holanda e Ítalo Silveira Nascimento, que foram identificados no local.
Arma irregular foi encontrada no interior do carro
Durante a busca veicular, realizada conforme os protocolos operacionais da corporação, os militares localizaram um revólver calibre .38, marca Taurus, com número de série YK350519.
Segundo a PM, nenhum dos ocupantes apresentou documentação que autorizasse o porte ou a posse da arma, caracterizando, em tese, o crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, previsto no artigo 14 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003).
Mandado de prisão foi cumprido no local
Ainda durante a verificação nos sistemas de segurança, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto contra Kauan Soares de Holanda, expedido no processo nº 70257-86-2025.8.22.0001. Diante disso, a ordem judicial foi imediatamente cumprida.
Como não foi possível determinar, naquele momento, a responsabilidade individual de cada envolvido quanto à posse direta da arma, ambos foram conduzidos à Central de Polícia, onde o caso foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.
Ação ocorreu dentro da legalidade, diz PM
A Polícia Militar informou que toda a intervenção ocorreu dentro dos princípios da legalidade e da proporcionalidade, com garantia dos direitos constitucionais dos conduzidos, inclusive o direito ao silêncio. Não houve registro de feridos nem necessidade de atendimento médico.
Após o encerramento da ocorrência, a equipe do BPChoque retomou o patrulhamento na região, reforçando a segurança e a prevenção de crimes no bairro.
0 Comentários