Benefício segue o mesmo calendário do Bolsa Família, com pagamentos até 23 de dezembro - Foto: Marcello Casal/Agência BrasilPorto Velho, Rondônia - Os beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 1 recebem, nesta quarta-feira (10), o Auxílio Gás de dezembro. O pagamento, no valor de R$ 110, alcançará 4,4 milhões de famílias em todo o país.
O benefício — criado para aliviar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda — é pago a cada dois meses e segue o mesmo cronograma do Bolsa Família, com repasses programados até 23 de dezembro para quem possui NIS final 0.
Para ter acesso ao Auxílio Gás, o beneficiário precisa estar inscrito no CadÚnico e contar com ao menos um membro da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação que instituiu o programa estabelece prioridade para mulheres, especialmente aquelas responsáveis pelo domicílio ou vítimas de violência doméstica.
Pagamento equivalente ao valor cheio do botijão
Desde a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, em 2022, o programa garante o valor integral referente ao preço médio do botijão de 13 kg, mantendo o pagamento em 100%, sem descontos proporcionais.
Transição para o programa Gás do Povo
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que começará a substituir gradualmente o Auxílio Gás. O novo modelo deixa de repassar o valor em dinheiro e passa a disponibilizar a recarga diretamente nas revendedoras credenciadas.
A iniciativa deve triplicar o número de contemplados, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. No fim de novembro, a distribuição do Gás do Povo teve início para 1 milhão de beneficiários nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
Com a expansão do Gás do Povo e os pagamentos de dezembro já em andamento, o governo busca garantir que mais famílias tenham acesso ao gás de cozinha durante o período de fim de ano, quando os gastos domésticos tendem a aumentar.
0 Comentários