Igreja Católica da Espanha registra mais de 100 denúncias de abusos em 2025

Novidades

6/recent/ticker-posts

Igreja Católica da Espanha registra mais de 100 denúncias de abusos em 2025

Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, símbolo da tradição católica no país onde surgiram novas denúncias de abusos. - Foto: Josep Lago/AFP

Comissão criada para indenizar vítimas recebeu 101 casos; mais da metade já teve decisão, segundo a Conferência Episcopal

Porto Velho, RO – A Igreja Católica da Espanha contabilizou 101 denúncias de abusos sexuais somente em 2025, segundo informou nesta sexta-feira (21) o secretário-geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Francisco García Magán. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa e refletem o funcionamento do mecanismo criado para indenizar vítimas de abusos cometidos dentro da instituição religiosa.

O dispositivo começou a operar este ano, após a Igreja assumir em 2022 o compromisso de investigar a pedofilia em seu interior, depois de anos de críticas pela falta de transparência.

De acordo com García Magán, 58 casos já foram resolvidos, enquanto outros 11 estão próximos de uma conclusão. Ele não detalhou se as decisões envolveram o pagamento de indenizações, afirmando que a comissão responsável atua com autonomia e não divulga valores.

Negociações com o governo espanhol

A CEE mantém diálogo com o governo da Espanha sobre a criação de um fundo nacional de reparação às vítimas de abusos sexuais. O governo defende que o fundo seja administrado de forma estatal e permita que vítimas que não desejam denunciar diretamente à Igreja possam fazê-lo por meio da Defensoria — órgão que coordenou uma primeira investigação sobre abusos no país.

A Igreja, no entanto, insiste que só participará do fundo se ele contemplar todas as vítimas de abusos sexuais na Espanha, e não apenas aquelas cujos casos ocorreram dentro de instituições católicas.

Segundo García Magán, as conversas avançam de maneira positiva, mas ainda sem definição.

 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários