Projeto “Leitura que Transforma” leva livros e imaginação a crianças do Nacc em Porto Velho

Novidades

6/recent/ticker-posts

Projeto “Leitura que Transforma” leva livros e imaginação a crianças do Nacc em Porto Velho

Iniciativa promove o incentivo à leitura e à conscientização ambiental entre crianças em tratamento

Porto Velho, Rondônia - Histórias que inspiram e despertam sorrisos. Assim foi a manhã das crianças atendidas pelo Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc), em Porto Velho, durante mais uma ação do projeto “Leitura que Transforma”, que distribuiu exemplares do livro infantil Mapinguari. A obra traz uma mensagem de respeito à natureza, baseada em uma das mais conhecidas lendas amazônicas.

O projeto tem o propósito de incentivar o hábito da leitura desde a infância e, ao mesmo tempo, reforçar valores de preservação ambiental e empatia. As visitas já passaram por instituições como o Hospital Infantil Cosme Damião, Casa Família Rosetta, APAE, Instituto Médico Legal e o Hospital de Amor da Amazônia, totalizando 240 livros entregues.

Leitura que acolhe e transforma

Joana Oliveira

A coordenadora do Nacc, Flávia Ribeiro, destacou o impacto positivo da iniciativa entre as crianças.

“Elas adoram participar de atividades que envolvem histórias. O livro do Mapinguari traz um conteúdo cultural e educativo, além de estimular o uso da nossa biblioteca e brinquedoteca. É um gesto simples que faz muita diferença no tratamento e no bem-estar delas”, afirmou.

De acordo com a equipe responsável pelo projeto, a leitura é uma ferramenta de acolhimento e esperança, capaz de transformar momentos difíceis em experiências mais leves e significativas.

“Estar em um hospital ou instituição de acolhimento nem sempre é fácil, mas um livro pode abrir caminhos para a imaginação e para novos sonhos”, ressaltou Joana Oliveira, diretora do Departamento de Políticas Públicas Ambientais.

Entre páginas e natureza

O livro Mapinguari foi escolhido por unir cultura amazônica, fantasia e consciência ambiental. A história do caçador transformado em criatura mítica pela floresta ajuda a transmitir às crianças a importância do cuidado com a natureza e com a vida.

Com simplicidade e afeto, o “Leitura que Transforma” vem mostrando que a leitura é também uma forma de cuidar — das pessoas e do planeta.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários