MPRO participa de encontro para fortalecer rede de apoio da “Casa Família Rosetta” em Porto Velho

Novidades

6/recent/ticker-posts

MPRO participa de encontro para fortalecer rede de apoio da “Casa Família Rosetta” em Porto Velho

MPRO participa de encontro para fortalecer rede de apoio da “Casa Família Rosetta” em Porto Velho

Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou do evento “Café Com a Rede”, nesta quinta-feira (30/10), realizado na sede da Associação Casa Família Rosetta, em Porto Velho. A iniciativa reuniu representantes da sociedade civil, empresas e órgãos públicos para discutir formas de apoio à entidade, que atua na reabilitação de pessoas com deficiência neurológica e dependência química.

A promotora de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima, titular da promotoria da Pessoa Com Deficiência, expressou o apoio do MPRO à associação. Ela destacou a importância do trabalho da instituição e a necessidade de apoio financeiro do município para garantir a continuidade e expansão dos serviços, especialmente em relação ao atendimento de pessoas neurodivergentes, sem vínculos familiares ou em tratamento de drogadição e novas modalidades de dependências, a exemplo do vício em jogos.

A promotora de Justiça enfatizou a relevância do olhar humanizado e a necessidade de apoio por todos os integrantes da rede. "A proposta da Casa Família Rosetta, de oferecer cuidados semelhantes aos de uma família, com apoio integral, é fundamental, pois vai além do cuidado com a saúde, visando amparar os indivíduos em situação de vulnerabilidade", completa.


Também participou da reunião o Analista em Serviço Social do MPRO, Carlos Henrique Gomes Souza, que representou o coordenador do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor, das Crianças, Adolescentes e Jovens e da Saúde (Gaeciv), o promotor de Justiça Julian Imthon Farago.

Carlos explicou que o Gaeciv é um setor que ajuda na articulação e orientação sobre direitos fundamentais. O grupo atua junto às políticas públicas, respeitando os limites legais e a autonomia dos demais órgãos da rede. “Podemos colaborar oferecendo orientação jurídica e técnica, promovendo espaços para diálogo e capacitação. Também apoiar na criação de protocolos e na organização do trabalho entre diferentes áreas como assistência social, saúde, direitos humanos, defesa do consumidor, sistema de justiça e rede comunitária”, diz.

O evento

O “Café Com a Rede” é uma ação promovida pela Associação Casa Família Rosetta. O objetivo é aproximar a entidade de empresas, órgãos públicos e da comunidade. A proposta é fortalecer a rede de apoio que sustenta os serviços oferecidos pela instituição. Durante o evento, os participantes conversaram sobre formas de colaboração e novos projetos que possam ajudar na manutenção das atividades.


A Casa Família Rosetta é uma organização sem fins lucrativos que funciona em Porto Velho desde 1992. Ela atende pessoas com deficiência física e motora, além de oferecer tratamento para dependência química. Os programas incluem atividades de saúde, educação, cultura e convivência social. A missão da entidade é garantir que essas pessoas tenham seus direitos respeitados e possam viver com mais autonomia
.
A presença do MPRO no evento reforça o compromisso da instituição com a defesa dos direitos fundamentais. O Ministério Público atua para garantir que todos tenham acesso à saúde, educação, assistência social e outros serviços essenciais.

Assessoria da Gerência de Comunicação Integrada 
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários