Porto Velho, Rondônia - O Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) oferece atendimento multiprofissional gratuito para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurológicas, com foco em reabilitação física e neurológica e suporte integral às famílias. Para ter acesso, usuários do SUS devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar encaminhamento ao serviço.
O Cero atende cerca de 2 mil pacientes por semana em áreas como:
- Fisioterapia
- Terapia ocupacional
- Fonoaudiologia
- Psicologia e neuropsicologia
- Assistência social
- Neuropediatria
Os atendimentos são voltados, especialmente, a pacientes com sequelas graves e TEA, buscando ampliar autonomia, comunicação e qualidade de vida.
Depoimento de família atendida
Patrícia Marques, mãe de uma criança autista em tratamento há um ano, relata a evolução do filho, Lucas Guilherme:
“Quando começamos, ele não falava. Hoje se comunica tranquilamente e apresentou grande avanço cognitivo. O atendimento no Cero é excelente e eu recomendo.”
Além do público infantil neurodivergente, o Cero também atende pacientes que necessitam de reabilitação física, com protocolos conduzidos por fisioterapeutas para recuperação de habilidades e redução de limitações funcionais.
Como acessar: procurar a UBS de referência, obter encaminhamento do SUS e seguir as orientações para agendamento junto ao Cero.
A assessoria de Comunicação Secom - Foto: Pablo Belo/ Frank Nery
0 Comentários