Sistema de GPS de avião da presidente da UE é desativado em voo; suspeita recai sobre Rússia

Novidades

6/recent/ticker-posts

Sistema de GPS de avião da presidente da UE é desativado em voo; suspeita recai sobre Rússia

 

Porto Velho, Rondônia - Durante viagem à Bulgária no domingo (31), o sistema de GPS do avião que transportava Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, foi bloqueado, segundo informou uma porta-voz da União Europeia, Arianna Podesta. Apesar do incidente, o avião aterrissou com segurança utilizando apenas mapas de papel.

“Podemos confirmar que houve bloqueio de GPS, mas o avião pousou em segurança. Autoridades búlgaras suspeitam que se tratou de uma interferência descarada da Rússia”, declarou Podesta em coletiva de imprensa.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o jato perdeu os sistemas eletrônicos de navegação durante a aproximação ao aeroporto de Plovdiv, segunda maior cidade da Bulgária, obrigando os pilotos a manobrar visualmente por cerca de uma hora antes da aterrissagem. Uma autoridade do aeroporto afirmou: “Todo o sistema de GPS da área saiu do ar. Foi uma interferência inegável.”

A porta-voz ressaltou que a União Europeia já enfrenta ameaças recorrentes da Rússia, classificando o episódio como parte de uma guerra híbrida que reforça a necessidade de fortalecer a segurança europeia.

Ursula von der Leyen está na Bulgária para discutir segurança e defesa do país diante de ameaças russas, dentro de uma visita de quatro dias a países da UE que fazem fronteira com a Rússia. Antes da Bulgária, ela esteve na Polônia. Durante a visita à fronteira polonesa com Belarus, aliada da Rússia, a presidente da Comissão Europeia declarou que a UE está elaborando um plano preciso para envio de tropas à Ucrânia após eventual cessar-fogo no conflito iniciado com a invasão russa em 2022.

Até a última atualização da reportagem, a Rússia não se pronunciou oficialmente sobre a acusação. Entretanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou envolvimento do governo russo no incidente.


Fonte: G1 / Foto: Agnieszka Sadowska/Agencja Wyborcza.pl via Reuters

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários