Porto Velho, Rondônia - Centenas de pessoas participaram, na última sexta-feira (19), da caminhada em celebração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, realizada no Espaço Alternativo, em Porto Velho. O evento reuniu instituições, autoridades, familiares e representantes da sociedade civil em um ato público de conscientização e valorização da inclusão.
A programação começou com a execução dos hinos de Rondônia e de Porto Velho pela Banda de Música da Polícia Militar. Em seguida, o público se emocionou com apresentações de dança dos grupos Família Pestalozzi e Includança da Escola Tancredo, ligado à Apae, que deram um show de talento e expressão artística.
Inclusão em pauta
Para o advogado Jessé Nogueira Gomes, vice-presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência da OAB/RO, o ato foi uma oportunidade de dar visibilidade ao tema.
“Realizar essa atividade em um espaço público mostra que as pessoas com deficiência podem participar plenamente da sociedade, com suas particularidades respeitadas”, afirmou.
A secretária-adjunta da Semias, Tércia Marília, destacou o compromisso da atual gestão com a causa.
“Nada na vida das pessoas com deficiência veio sem luta. Todos os direitos foram fruto de resistência e mobilização. Hoje estamos construindo o Plano Viver Sem Limite e pensando o orçamento público a partir das pessoas com deficiência”, disse.
Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), Taís Iamazaki, ressaltou o simbolismo da data.
“A caminhada faz parte do Setembro Verde e tem por objetivo ampliar a visibilidade desta população, promovendo informação, conscientização e apoio à causa”, explicou.
Participação
Organizada pelo CMDPD em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), a caminhada contou com a presença de instituições como Fimca, Aros, Sindsaúde, Unisl, Asper, Apae, Asdevron, Frope, Awas, Comitê Paraolímpico, entre outras.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
0 Comentários