Polônia invoca Artigo 4 da Otan após drones russos violarem espaço aéreo

Novidades

6/recent/ticker-posts

Polônia invoca Artigo 4 da Otan após drones russos violarem espaço aéreo

 


Porto Velho, Rondônia – A Polônia invocou nesta quarta-feira (10) o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte (Otan), após denunciar a invasão de seu espaço aéreo por drones russos. O dispositivo prevê que os países membros da aliança se reúnam para consultas imediatas e coordenem uma resposta conjunta a possíveis ameaças à segurança de um dos aliados.

Segundo as Forças Armadas polonesas, caças da própria Polônia e de nações parceiras da Otan foram acionados para neutralizar os drones. Durante a operação, aeronaves russas não tripuladas foram abatidas, e o governo orientou a população a permanecer em casa. Parte do espaço aéreo precisou ser fechado, inclusive o aeroporto de Varsóvia.

Tensão e resposta internacional

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, classificou o episódio como a situação de maior risco de conflito armado desde a Segunda Guerra Mundial.
“Estamos lidando com uma provocação em grande escala. A situação é séria, e ninguém duvida de que devemos nos preparar para diversos cenários”, declarou.

Líderes da União Europeia (UE) e da Otan repudiaram a violação. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UE defenderá “cada centímetro quadrado” de seu território e classificou o ataque como “sem precedentes”.

O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou o incidente de “inaceitável”, enquanto o premiê britânico, Keir Starmer, considerou a ação russa “extremamente inconsequente”. O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, foi direto: “Intencional ou não, [o incidente] é irresponsável e perigoso. Putin, pare de violar o espaço aéreo dos aliados”.

Possibilidade de escalada


Esta é a sétima vez que o Artigo 4 é invocado desde a fundação da Otan, em 1949. Caso os aliados concluam que houve ataque intencional da Rússia contra a Polônia, poderá ser acionado o Artigo 5, que prevê resposta militar coletiva.

O governo russo, por sua vez, negou responsabilidade, alegando que não há provas de que os drones abatidos tenham sido enviados por Moscou.

Autoridades militares polonesas confirmaram que um dos drones foi localizado na vila de Czosnowka, no leste do país. Segundo o vice-ministro da Defesa, Cezary Tomczyk, todos os serviços de segurança estão em alerta máximo.

Histórico de incidentes

O Artigo 4 da Otan já havia sido acionado em 2022, quando um míssil atingiu território polonês e matou duas pessoas durante a guerra na Ucrânia, acendendo o alerta de possível expansão do conflito para países vizinhos.

A nova provocação eleva a tensão entre Rússia e Otan, e aumenta os temores de uma escalada militar em solo europeu.


Fonte: REDAÇÃO G1

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários