EUA mantém agente em serviço após polêmica em tribunal de imigração

Novidades

6/recent/ticker-posts

EUA mantém agente em serviço após polêmica em tribunal de imigração

Decisão ocorre em meio a onda de ataques contra oficiais do ICE, que já cresceram mais de 1.000% em 2025.Foto: Reprodução/X

Porto Velho, Rondônia -O governo dos Estados Unidos manteve em serviço um agente da imigração que havia sido suspenso depois de ser filmado empurrando uma mulher no tribunal de imigração de Manhattan.

O episódio ocorreu durante a detenção do marido dela, que, segundo o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês), está em situação irregular e tem antecedentes criminais. A mulher, Monica Elizabeth Moreta-Galarza, também responde a processo de deportação.

Na sexta, o Departamento de Segurança Interna havia classificado a conduta do agente como “inaceitável” e anunciou investigação.

O vídeo inicial mostra apenas o empurrão, mas uma gravação mais longa indica que a mulher havia encostado no agente diversas vezes antes de ser contida. O afastamento foi revertido nesta segunda, embora a apuração interna siga em andamento.

O comentarista Matt Walsh criticou a suspensão e acusou o governo de Donald Trump de ceder à pressão. Segundo ele, “não se pode abandonar os agentes da lei por uma reação justificada”.

O caso ganhou repercussão em meio a uma escalada de violência contra agentes do ICE. Segundo o diretor interino da agência, Todd Lyons, os ataques aumentaram mais de 1.000% em 2025, saltando de 10 casos no mesmo período de 2024 para mais de 93 até julho.

Entre os incidentes mais graves, em 24 de setembro um atirador abriu fogo contra um escritório do ICE em Dallas, matando um detento e ferindo outros dois antes de se suicidar.

Em julho, houve uma emboscada em Alvarado, no Texas, e um tiroteio em McAllen, também no Texas. Em Illinois, mais de 200 manifestantes bloquearam um centro de processamento em Broadview gritando “Prendam o ICE, matem o ICE”.

A administração Trump atribui a escalada à retórica de políticos democratas que comparam o ICE ao “Gestapo” e pedem a extinção da agência.

O presidente declarou em sua rede social: “Estou convocando todos os democratas a pararem com essa retórica contra o ICE e as forças policiais da América, agora mesmo!”.

Ao manter o agente de Nova York em serviço, o governo buscou sinalizar apoio às forças de imigração, pressionadas por ataques constantes e alvo de intenso debate político nos Estados Unidos.

Fonte: O Antagonista
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários