Porto Velho, Rondônia – Com foco na ressocialização por meio da educação, o Governo de Rondônia iniciou nesta terça-feira (23) a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) 2025 em unidades prisionais do estado. Ao todo, 3.113 internos se inscreveram para a avaliação, que encerra nesta quarta-feira (24).
A execução é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Reinserção Social (Geres) e do Núcleo de Educação à Pessoa Privada de Liberdade (Nuedu). A iniciativa oferece aos reeducandos a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio, ampliando perspectivas de reintegração social.
O governador Marcos Rocha destacou o papel da educação no sistema prisional:
“Iniciativas como o Encceja são fundamentais para proporcionar novas perspectivas de vida aos privados de liberdade, contribuindo para a reintegração social por meio da educação.”
Novas oportunidades
A aprovação no Encceja PPL possibilita que os internos tenham acesso a cursos profissionalizantes dentro do sistema prisional, além de ampliar a certificação de competências. Em 2024, o exame resultou em 708 aprovações, sendo 418 no ensino fundamental e 290 no ensino médio. Para este ano, a expectativa é superar esse número.
O gabarito oficial será divulgado no dia 6 de outubro, enquanto o resultado final está previsto para 15 de dezembro.
Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, o impacto da ação vai além da certificação escolar:
“O Encceja não apenas permite a conclusão dos estudos, mas também prepara os reeducandos para um futuro com mais oportunidades, promovendo cidadania e qualificação.”
Com a medida, Rondônia reforça o compromisso de utilizar a educação como instrumento essencial para a ressocialização e redução da reincidência criminal.
0 Comentários