Doação de órgãos: autorização eletrônica simplifica processo e amplia chances de salvar vidas

Novidades

6/recent/ticker-posts

Doação de órgãos: autorização eletrônica simplifica processo e amplia chances de salvar vidas

 

Registro da vontade de ser doador pode ser feito online, gratuitamente, por meio dos cartórios

Porto velho, Rondônia - No Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado na ultima sexta-feira (27), a Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) reforça a importância da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo), ferramenta que facilita a formalização da decisão de ser doador. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os cartórios, garantindo que qualquer pessoa maior de 18 anos possa manifestar sua vontade de forma digital, gratuita e segura.

O procedimento é simples e rápido. Basta acessar o site www.aedo.org.br, preencher o formulário, escolher um cartório responsável e aguardar o agendamento de uma videoconferência para confirmar a identidade e coletar a manifestação de vontade. A assinatura digital conclui o processo, e o documento fica disponível para consulta no Sistema Nacional de Transplantes.

Segundo a CGJ-RO, todos os Tabelionatos de Notas do estado estão aptos a prestar orientações, assim como o Departamento Extrajudicial da Corregedoria, que pode ser contatado pelo e-mail: depex@tjro.jus.br.

Apesar dos avanços registrados no país, a fila de espera por transplantes ainda é expressiva. Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 78 mil brasileiros aguardam por um órgão. “Por trás desses números existem histórias que podem ser transformadas com gestos de solidariedade. Tornar-se doador é multiplicar chances de recomeço”, destacou a CGJ-RO.

A Aedo representa não apenas um avanço tecnológico, mas também um reforço ao compromisso com a vida, tornando mais acessível a decisão de ajudar a salvar milhares de pessoas.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários