Porto Velho, Rondônia - O Programa Bolsa Família
(PBF) é uma política pública voltada à transferência de renda para famílias em
situação de vulnerabilidade social. Uma de suas condicionalidades é a
frequência escolar mínima de crianças e adolescentes beneficiários. Este artigo
analisa o desempenho do estado de Rondônia na primeira coleta de 2025 quanto ao
cumprimento dessa exigência.
2. Desempenho de Rondônia na coleta de 2025
De acordo com dados divulgados pelo Ministério do
Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Rondônia
obteve o maior índice de informações sobre frequência escolar entre os estados
da Região Norte. Do total de 147.775 alunos atendidos pelo programa, 131.243
tiveram sua frequência devidamente registrada, o que representa um índice de
88,81%.
No ranking regional, Rondônia ocupa a primeira posição, à
frente de Tocantins (86,73%), Pará (80,24%), Acre (75,90%), Roraima (73,26%),
Amazonas (72,40%) e Amapá (65,75%). Nacionalmente, o estado figura em quinto
lugar, superado apenas por Paraná (94,74%), São Paulo (92,27%), Santa Catarina
(91,56%) e Espírito Santo (90,17%).
3. Fatores que contribuíram para o resultado
O desempenho positivo de Rondônia está relacionado à atuação
integrada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as escolas
públicas, e as famílias dos alunos. O governo estadual tem promovido ações para
garantir o acesso e a permanência dos estudantes na escola, como o
fortalecimento do Sistema Presença, utilizado para registrar a frequência
escolar.
Segundo o governador Marcos Rocha, “manter um alto índice de
frequência escolar é fundamental para garantir a permanência e o sucesso dos
estudantes na rede pública”. A secretária Ana Lúcia Pacini destaca que “o
resultado é fruto do trabalho conjunto entre escolas, famílias e gestores para
assegurar o direito à educação”.
O desempenho de Rondônia reflete o compromisso do estado com
a educação pública e com as políticas sociais de combate à pobreza. Além de
cumprir uma exigência do Bolsa Família, o alto índice de registro de frequência
escolar também contribui para a permanência dos estudantes na escola e para a
melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
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