Capacitação é voltada a membros e servidores e visa fortalecer atuação do MPRO

Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) iniciou, nesta segunda-feira (28/4), o curso Integridade no Setor Público, voltado a membros e servidores da instituição. A capacitação segue até esta quarta-feira (30/4) e tem como objetivo reforçar a prática de gestão da ética e da integridade a partir de uma abordagem voltada à governança pública.

O evento é promovido pelo MPRO, por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção (GAEC), em parceria com a Escola do Ministério Público (EMPRO).

A proposta do curso é proporcionar uma compreensão prática sobre a ética institucional e apresentar referências sobre boas práticas em integridade no setor público. Além disso, busca-se identificar caminhos para que o MPRO fortaleça sua atuação constitucional, especialmente junto aos entes públicos que estão sob sua fiscalização, construindo uma agenda relacionada ao compliance público.

Conforme a Diretora da Escola Superior do Ministério Público (Empro) promotora de Justiça Edna Antônia Capeli da Silva Oliveira, “a integridade vai além do cumprimento de normas; ela exige um compromisso institucional com a transparência e a responsabilidade”. Para ela, o Ministério Público tem um papel estratégico na indução dessas práticas.

Ainda segundo a promotora, a iniciativa está alinhada ao compromisso da Escola com a formação continuada e estratégica dos quadros do MPRO. “Promover o debate sobre integridade é também promover o aperfeiçoamento da atuação institucional”, afirmou.

As aulas são conduzidas pelo auditor fiscal da Secretaria de Finanças de Rondônia (SEFIN-RO) Francisco Neto e pelo auditor federal de Finanças e Controle Giovanni Pacelli.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)