Evento reúne quem se dedica ao aprimoramento da integração entre as atividades agrícolas, pecuárias e florestais
Porto Velho, Rondônia - O município de Colorado do Oeste está sediando desde quarta-feira (20), o Workshop em Sistemas Integrados de Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), que acontece no campus do Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro). Entre as pautas da programação, que visa promover o conhecimento e as melhores práticas ao desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, está a implantação de cursos profissionalizantes em ILPF.
Com o objetivo de se inteirar das novidades dessa temática, participam do evento que termina nesta quinta-feira (21), representantes da comunidade escolar do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). O público-alvo são especialistas, produtores rurais, estudantes e quem se dedica ao aprimoramento da integração entre as atividades agrícolas, pecuárias e florestais.
Representantes da educação profissional se atualizam no workshop
A organização é do Idep, Ifro, Embrapa, Projeto Profissionais do Futuro, que é uma cooperação técnica entre Brasil e Alemanha (GIZ) e Ministério da Educação. Além de palestras, o primeiro dia de trabalho contou com atividade de campo. A proposta é buscar a integração de saberes e práticas inovadoras com o objetivo de apresentar e discutir as tecnologias e metodologias de Sistemas Integrados de Lavoura, Pecuária e Floresta .
ECONOMIA VERDE
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa representa um significativo avanço ao desenvolvimento sustentável do estado, tendo em vista sua vocação econômica. “É pertinente essa geração de conhecimento porque investimos no agronegócio, sempre pensando na sustentabilidade. Qualquer passo nessa direção representa conquistas no progresso econômico e desenvolvimento social”, ressaltou.
Programação conta com atividades em campo para ampliar o conhecimento
Coordenador de bioeconomia do Projeto Profissionais do Futuro, Marcelo Nunes, foi enfático ao defender a importância da sensibilização feita no Workshop que está sendo realizado em um primeiro momento nos estados que integram a Amazônia Legal. “É preciso ter cursos nessa área porque o produtor rural é um empreendedor e sua propriedade rural é uma empresa. Na Alemanha, diferentemente do Brasil, para ser agricultor é necessário fazer cursos. No nosso país, essa função vem de pai para filho. Precisamos profissionalizar e valorizar o trabalhador do campo.”
Na avaliação da presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, que participa do workshop, acompanhada por alunos e educadores da instituição de ensino, os Sistemas Integrados de Lavouras, Pecuária e Floresta vem se destacando como uma abordagem eficiente para aumentar a produtividade, rentabilidade e a sustentabilidade nas propriedades rurais. “O ensino profissionalizante de Rondônia já avançou na oferta de cursos voltados à Bioeconomia e cada vez mais busca inovações, visando fortalecer a economia verde.”
0 Comentários