As novas aquisições, implementadas em regime de colaboração técnica entre Estado e municípios

Porto Velho, Rondônia - O governo de Rondônia adquiriu equipamentos e mobiliários permanentes para atender à gerência de Educação Especial. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizada em colaboração com a Superintendência Regional de Educação (Super) e a Coordenadoria de Modalidade e Diversidade da Educação, visa fortalecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE), beneficiando alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental em escolas municipais.

As novas aquisições, implementadas em regime de colaboração técnica entre estado e municípios, serão destinadas a 32 escolas municipais de Rondônia, garantindo uma estrutura inclusiva e adequada para esses estudantes.

O projeto permite a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Alvorada do Oeste, Cacaulândia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia d’Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte d’Oeste, Parecis, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Santa Luzia d’Oeste, São Felipe d’Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Vale do Anari, Vale do Paraíso e Urupá.

A medida reforça a inclusão escolar e o desenvolvimento desses alunos, ao assegurar um ambiente preparado e com recursos adequados.

INCLUSÃO

A secretária da Seduc, Ana Pacini, enfatiza que, o estado procura oferecer uma educação inclusiva e moderna; “cada equipamento adquirido é pensado para melhorar o suporte e criar um ambiente de acolhimento e desenvolvimento para os alunos com necessidades especiais. Nosso objetivo é que esses estudantes se sintam parte ativa e valorizada no processo educacional.”

COMPROMISSO

Para a gerente de Ensino Especial, Vera de Lima, a criação dessas salas é essencial para consolidar o compromisso com a educação inclusiva. “Com as Salas de Recursos Multifuncionais, conseguimos oferecer um apoio mais especializado, respeitando as particularidades e contribuindo ao sucesso escolar desses alunos, além de fortalecer a parceria com os municípios na gestão da inclusão educacional.”