Jogos educativos com a temática trânsito foram oferecidos ao público no estande do Detran-RO
Porto Velho, Rondônia - Com o intuito de promover segurança viária, o governo de Rondônia sensibilizou uma média de mil pessoas durante os três dias do festival “Duelo na Fronteira”, realizado de 15 a 18 de novembro, em Guajará-Mirim. As ações educativas de trânsito foram executadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), oferecendo ao público, diversas atividades lúdicas e educativas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o trabalho da Autarquia durante o festival. “Fortalecendo as diretrizes de segurança, as ações educativas, realizadas pelo Detran-RO têm sido imperativas para segurança, transformando a conduta de motoristas e salvando vidas no trânsito.”
A assessora de campanhas educativas da Regional do município, Ely Sandra Carvalho de Oliveira, comemorou o trabalho executado. “Nos preparamos para oferecer às crianças e aos adultos; entretenimento voltado para segurança no trânsito, e tivemos o reforço da equipe para realizar ações na ruas, abordando condutores em pontos estratégicos, lembrando sobre o risco de misturar bebida e direção veicular”, destacou.
AÇÕES EDUCATIVAS
A Escola Pública de Trânsito (EPTran) ofertou ao público, diversas atividades lúdicas e educativas, todas com a sensibilização de um trânsito mais seguro, a exemplo de:
- Jogos pedagógicos com orientações sobre segurança no trânsito: dominó, roleta, pintura em desenho e na pele, entre outros;
- Circuito com carrinhos, onde ocorreram simulação sobre comportamentos seguros nas vias;
- Sorteio de bicicletas e capacetes de motociclistas.
MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE TRÂNSITO
Ação alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito ocorre anualmente, no terceiro domingo de novembro. Em Guajará-Mirim, voluntários da EPTran realizaram, no domingo (17), atos de sensibilização em duas igrejas, onde destacaram o momento como oportunidade de mudança para que vidas sejam salvas no trânsito.
O diretor da EPTran, Welton Roney, frisou que muitas vidas são ceifadas no trânsito em decorrência da imprudência. “Devemos lembrar que nossas atitudes refletem não apenas em nossas vidas, mas na de todos que estão no trânsito. A paz no trânsito começa a partir de cada um de nós.”
Sandro Rocha, diretor-geral do Detran-RO, enfatizou que, a Autarquia tem o objetivo de prestar serviços à população que priorizam a vida, seja de forma educativa ou de fiscalização. “A prioridade é que nenhuma vida seja perdida no trânsito por falha humana, e isso depende da aplicabilidade daquilo que já conhecemos, respeitando as leis de trânsito.”
0 Comentários