Cerimônia de abertura do evento sobre segurança do paciente em Porto Velho
Porto Velho, Rondônia - Com representantes de todas as regiões do estado de Rondônia, além de dirigentes de entidades ligadas à saúde, como conselhos de fisioterapia e de enfermagem, diretores de hospitais, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros membros, foi realizada a abertura do XI Encontro Estadual de Segurança do Paciente e VII Encontro Estadual de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, na terça-feira (15), em Porto Velho. Os dois eventos têm sequência nesta quarta e na quinta-feira (17), inclusive com visita aos hospitais.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente e a Coordenação Estadual de Controle das Infecções, promove anualmente a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente”, para hospitais com leitos de terapia intensiva e serviços de diálise. O objetivo é fazer um diagnóstico com relação às práticas e conformidade dos serviços com relação às ações de segurança do paciente e controle de infecção relacionada à assistência à saúde.
Segundo a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Evelyn Souza, as ações de segurança do paciente e o controle de infecção relacionada à assistência à saúde precisam ser expandidas para além das unidades hospitalares, e alcançar todo o serviço de saúde onde haja assistência ao paciente, conforme o Plano Integrado para Gestão Sanitária da Segurança do Paciente e o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções.
PREMIAÇÃO
Na abertura do evento, as unidades que apresentaram os melhores resultados receberam certificados como premiação. O prêmio “Alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2023”, foi entregue ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), representado pela diretora Mariana Ayres Henrique Bragança, além de outras unidades de saúde privadas.
No prêmio participação no 2º Workshop Segurança do Paciente Itinerante 2024, foram reconhecidos o Cemetron; Hospital e Pronto Socorro João Paulo II; Unidade de Assistência Médica Intensiva; Hospital de Retaguarda de Rondônia; Hospital Santa Marcelina; Hospital Infantil Cosme e Damião e Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.
Também foram premiados os 10 primeiros municípios que implantarem o Núcleo Municipal de Segurança do Paciente: Alta Floresta d’Oeste; Guajará-mirim; Ouro Preto do Oeste; Vilhena; Cabixi; Pimenta Bueno; Buritis; Porto Velho e Mirante da Serra.
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, enfatizou a importância dos temas abordados e atribuiu ao recente caso ocorrido no Rio de Janeiro, da existência de órgãos contaminados com HIV que foram transplantados, como fruto do desrespeito aos protocolos de segurança.
WORKSHOP ITINERANTE
Em maio deste ano, no período de 6 a 10, foi realizado o 2º Workshop Itinerante de Segurança do Paciente, que teve como público-alvo os profissionais que atuam nas coordenações de segurança do paciente e no controle das infecções hospitalares das unidades públicas da Capital. O evento obteve um alcance em treinamento de cerca de 900 profissionais assistenciais de sete unidades.
0 Comentários