Ação visa proteger o grupo de risco além de ampliar a cobertura vacinal
Porto Velho, Rondônia - A campanha de vacinação contra a influenza para os grupos prioritários teve início no começo de setembro em toda a região Norte e segue até o dia 26 de outubro. A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal em Porto Velho, na área urbana e rural. Confira os locais e horários de funcionamento das unidades de saúde clicando aqui.
Grupos prioritários da campanha
Até o dia 26 de outubro, a campanha de vacinação contra a gripe segue voltada para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que incluem:
- Idosos (60 anos ou mais);
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Gestantes e puérperas
- Pessoas com deficiência e comorbidades;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;
- Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
- Forças Armadas, de Segurança e Salvamento;
- Profissionais do sistema prisional;
- Caminhoneiros;
- Profissionais de transporte coletivo e portuários;
- Adolescentes em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
DIA V DE VACINAÇÃO
A vacinação é essencial para reduzir internações e óbitos causados pela gripe e covid
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou o Dia V de vacinação contra a gripe para profissionais e trabalhadores da área da saúde, que fazem parte do grupo prioritário da Campanha de Vacinação contra a Influenza na Região Norte. A ação tem como principal objetivo proteger o grupo de risco além de ampliar a cobertura vacinal.
A imunização ocorreu em vários estabelecimentos de saúde da rede municipal, como a sede da Semusa, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Maternidade Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), almoxarifado da Semusa, entre outros.
Além disso, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), também foram disponibilizadas vacinas para os servidores do Centro Político-Administrativo do Estado de Rondônia (CPA), Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (SAMD), e ainda estabelecimentos de saúde privados.
Ao todo, foram disponibilizadas 1.660 doses, incluindo vacinas contra gripe, covid-19, DTPA (difteria, o tétano e a coqueluche) e outros imunizantes de rotina para quem estava com calendário vacinal atrasado.
Segundo a enfermeira Carina Leigue, gerente da Divisão de Imunização da Semusa, a vacina contra a gripe e covid é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a melhor estratégia para prevenir complicações e óbitos relacionados ao vírus da influenza.
“A vacinação é essencial para reduzir internações e óbitos causados pela gripe e covid, especialmente no atual cenário de fumaça, clima seco e aumento de doenças respiratórias”, destacou a enfermeira.
O servidor Enio Ricardo da Silva Cardoso, de 59 anos, que se vacinou logo nas primeiras horas que começou a ação na sede da Semusa, falou da importância da imunização principalmente neste período de seca e fumaça que assola a cidade. “A vacinação é de suma importância para manter o corpo imunizado, principalmente neste período de muito calor, muita seca. Isso afeta muito mais as pessoas, por conta da gripe. Então, é primordial que todos busquem a vacinação”, ressaltou.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários