Carlos Viana se manteve o candidato mais rejeitado na capital mineira, com 47%; Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT) também oscilaram negativamente em potencial de voto

Os deputados federais Rogério Correia (PT) e Duda Salabert (PDT) — Foto: Vinicius Loures e Zeca Ribeiro (fotos de divulgação)

Porto Velho, Rondônia - A nova pesquisa Quaest divulgada na capital mineira na manhã desta quarta-feira traz más notícias para os candidatos da esquerda em Belo Horizonte, o petista Rogério Correia e a deputada federal Duda Salabert (PDT). Os dois ampliaram sua rejeição e obtiveram recuo em seu potencial de voto, em relação a última amostra, publicada na semana passada.

O candidato mais rejeitado da disputa continua sendo o senador Carlos Viana (Podemos), por 47% dos belo-horizontinos, mesmo índice que já havia apresentado na pesquisa passada.

Os postulantes que o sucedem neste ranking são justamente Duda e Rogério, que aparecem com 39% e 40%, respectivamente. Em relação à pedetista, sua rejeição aumentou seis pontos percentuais (antes era 33%) e seu potencial de voto oscilou negativamente de 28% para 24%. Nas intenções de voto, a pedetista se manteve em quarto lugar, oscilando de 11% para 10%.

Já o petista que tem a preferência de 5% dos entrevistados na pesquisa, oscilou negativamente em dois pontos percentuais na rejeição, chegando a 40%. Já em relação ao seu potencial de voto, houve um recuo de 21% para 18%. Apesar dos índices, 58% dos eleitores dizem saber que Rogério é o candidato de Lula (PT).

A rejeição dos dois candidatos que representam a esquerda é maior numericamente que a do candidato do Republicanos, que lidera a corrida em Belo Horizonte. Mauro Tramonte é rejeitado por 36% da população e também tem um grau de conhecimento do eleitorado bem maior. Apenas 9% dizem não conhecê-lo, enquanto 36% não conhecem Duda e 40%, Rogério.

Já o prefeito e candidato à reeleição que está empatado tecnicamente em segundo lugar, Fuad Noman (PSD), manteve sua rejeição em 28%. O candidato do bolsonarismo, Bruno Engler (PL), tem 29% neste índice, uma oscilação negativa de dois pontos percentuais.

Intenções de voto

A nova Quaest mostra a manutenção da liderança do deputado estadual e apresentador licenciado da Record TV, Mauro Tramonte. Desde a última amostra, divulgada há uma semana, ele oscilou em um ponto percentual, passando de 27% para 28%.

O deputado continua sendo seguido pelo prefeito Fuad Noman, que manteve o mesmo percentual da semana passada, 20%. Ele segue empatado tecnicamente com o bolsonarista Bruno Engler, que oscilou positivamente em 2%, chegando a 18% das intenções de voto.

Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Engler é o candidato com maior tempo de televisão na capital mineira, com dois minutos e 43 segundos.

Os três postulantes são seguidos pela deputada federal Duda Salabert (PDT), que tem 10%. Ela oscilou negativamente em 1% (antes tinha 11%). Em quinto lugar está o candidato do presidente Lula (PT), que manteve 5% das intenções de voto.

Quem também recuou foi o senador Carlos Viana (Podemos), que oscilou negativamente em um ponto. Ele tinha 4% e agora aparece com 3%.

O presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), tem 2%. Wanderson Rocha (PSTU), Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier (UP) não pontuaram. Na pesquisa estimulada, quando a lista de postulantes é apresentada aos eleitores, o número de indecisos se manteve em 7%.


Fonte: O GLOBO