Regulamento de registro e transferências da CBF possui brecha, mas clube precisa agir até o fim dos prazos de inscrição das competições

Pedro rompeu o ligamento do joelho esquerdo durante treinamento da seleção brasileira — Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Porto Velho, Rondônia - A lesão de Pedro, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo e só deve retornar em 2025, ligou o sinal de alerta no Flamengo. O centroavante era o artilheiro da equipe na temporada, que chega a sua reta decisiva com o clube vivo nas três competições (Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil). O imprevisto ocorre justamente poucos dias após o fechamento da janela de contratações. Mesmo assim, o rubro-negro ainda pode se reforçar.

O Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF possui uma exceção para o período pós-fechamento de janela. As equipes seguirão podendo se reforçar desde que com atletas sem contrato. Ou seja: livres no mercado.

Ainda assim, a CBF é clara no regulamento em relação à condição para que esta brecha seja válida. Os jogadores precisam ter se tornado sem clube antes do fechamento da janela de transferências. Logo, somente até 2 de setembro. Quem ficou livre no mercado a partir do dia 3 não pode ser contratado para jogar ainda nesta temporada.

"Art. 47 – O pedido de transferência internacional de atleta de Futebol de Campo só pode ser feito em um dos 2 (dois) períodos anuais de registro definidos pela CBF.

Parágrafo único – Só é admitida a solicitação de transferência fora desses períodos caso seja comprovada a rescisão por mútuo acordo ou encerramento do contrato de trabalho desportivo no exterior antes do término do período de registro anterior, nos termos do art. 6º do FIFA RSTP, ou quando incidentes quaisquer outras exceções aplicáveis e vigentes conforme o referido", diz o trecho do regulamento.

Outro detalhe precisa ser levado em consideração. Cada competição tem o seu período de inscrição de jogadores. Após esta data, mesmo aqueles que se encaixam na brecha do regulamento de transferências não poderão mais ser registrados no torneio. As datas são as seguintes:

Copa do Brasil - até 9 de setembro (próxima segunda-feira)
Campeonato Brasileiro - os clubes podem enviar a lista com os 50 inscritos no torneio até 9 de setembro (próxima segunda-feira). Depois, poderão fazer até oito alterações nesta relação até 20 de setembro.

Libertadores e Sul-americana - a atual lista de inscritos pode sofrer um máximo de três alterações até o dia 13 de setembro.


Fonte: O GLOBO