Porto Velho, Rondônia - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reuniu-se neste sábado, 15 de junho, com o seu homólogo da Argentina, Javier Milei, na cúpula da paz, na Suíça.

No encontro, Zelensky entregou a Milei uma honraria por sua atuação em defesa da soberania e independência da Ucrânia.

“Agradeci ao Presidente Milei por participar na cúpula da paz. Agradecemos também a ampla presença dos países latino-americanos. Tenho certeza de que a história se lembrará deste longo caminho para a paz”, escreveu o presidente ucraniano no X.


Lula recusou-se a comparecer ao evento, alegando que a cúpula não alcançaria seu objetivo pela paz sem o envolvimento dos russos nas negociações.

O presidente brasileiro foi convidado para o evento presencial tanto pelo chanceler da Suíça, Ignacio Cassis, quanto por Zelensky.

A diplomacia brasileira insiste na necessidade de negociações para a paz, mas uma negociação favorável aos invasores russos.

Lula já deu várias declarações controversas sobre o conflito, inclusive uma na qual disse que o governo de Kiev, vítima da invasão, também era responsável pela guerra. Em outra ocasião, disse que o apoio ocidental aos ucranianos estava apenas prolongando o conflito. Ou seja, Lula propagandeia a versão do Kremlin sobre a guerra.

Fonte: O ANTAGONISTA