Porto Velho, Rondônia - Quatro reféns israelenses foram resgatados com vida neste sábado, 8 de junho, em uma operação no centro da Faixa de Gaza. Como mostramos, os reféns resgatados são: Noa Argamani, Almog Meir Jan, Andrey Kozlov e Shlomi Ziv.

Todos os quatro foram sequestrados por terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023, no festival de música eletrônica Supernova.

Almog Meir Jan, de 21 anos, foi dispensado do serviço militar três meses antes de sua captura. Almog, segundo a família, aguardava a data do festival ansiosamente há meses.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra a família de Almog celebrando a libertação do israelense e cantando “Am Yisrael Chai” (O povo de Israel vive) ao receber a notícia da sua libertação.

A sua condição médica é estável. Ele foi transferido para exames médicos adicionais no Centro Médico Sheba, em Tel Hashomer.

Andrei Kozlov, de 27 anos, é russo-israelense e trabalhava na segurança do festival de música no dia do massacre.

Ele se mudou para Israel há cerca de um ano e meio.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, fez declarações pedindo sua libertação.

Shlomi Ziv, de 40 anos, também trabalhava na segurança do festival de música eletrônica em 7 de outubro de 2023.

Ziv foi ao evento com outras duas pessoas, Aviv Eliyahu, parente de sua mulher, e Jake Marlowe, um amigo. Ambos foram mortos pelos terroristas do Hamas.

Em videochamada depois de ser libertado, Ziv chora ao conversar com sua esposa, Miran.

Noa Argamani, de 25 anos, talvez seja o rosto mais conhecido entre os reféns resgatados neste sábado. Apesar de ter passado quase 250 dias em cativeiro do Hamas, a condição de Argamani é estável.

O vídeo que mostra Noa sendo levada na garupa de uma motocicleta tornou-se uma das imagens mais emblemáticas do ataque terrorista de 7 de outubro.

Desde então, ela apareceu em várias gravações do Hamas, que usa as imagens como parte de sua estratégia de terror psicológico.

O resgate de Argamani ocorreu no mesmo dia do aniversário de seu pai. Como mostramos, ela conversou mais cedo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente Isaac Herzog.

Os reféns foram resgatados por tropas do Exército, agentes do Shin Bet e a força de elite Yamam em dois locais diferentes, numa operação em Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza. A condição médica dos quatro é considerada estável.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, disse que a operação para resgatar os quatro reféns cedo foi “ousada”.

Fonte: O Antagonista