Marca lidera ao ser citada por 40% dos parlamentares, que consomem o noticiário em diferentes plataformas

Porto Velho, Rondônia - O GLOBO é o jornal mais lido no Congresso Nacional, revela a edição deste ano da pesquisa Mídia & Política, feita pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding. Nas citações espontâneas, o jornal é mencionado por 40% dos parlamentares. Quando o recorte é apenas o Senado, 97% dos senadores são leitores, 35 pontos a mais que o segundo colocado, “O Estado de S. Paulo”.

Jornais preferidos pelo Congresso — Foto: Editoria de Arte

Jornais preferidos pelo Congresso — Foto: Editoria de Arte

No cenário que junta as duas Casas, o GLOBO é seguido pela “Folha de S. Paulo” (35%), “O Estado de S. Paulo” (20%) e “Valor Econômico” (15%).

Outro dado mostra que o colunista Lauro Jardim é o mais consumido pelos parlamentares, em empate com a Coluna do Estadão (38%).

Liderança — Foto: Editoria de Arte

Nesta edição da pesquisa, o instituto passou a deixar claro que, ao se referir aos veículos de imprensa, está abarcando todos os formatos de conteúdo dos jornais — impresso, site ou redes sociais, por exemplo.

— Há um claro crescimento dos meios digitais como meio de se informar, mas a mídia tradicional tem um espaço muito relevante. Apesar do crescimento do formato digital como primeira opção, 85% do Congresso acompanham algum jornal, e a maioria acompanha mais de um — observa o sócio-diretor do IPRI, Marcelo Tokarski.

De fato, a internet como um todo corresponde a 64% das principais fontes de informação no Congresso: redes sociais são citadas por 31%; blogs, sites e portais de notícia, 29%; e WhatsApp, 4%.

O levantamento mede ainda o grau de confiança dos políticos do Congresso nos diferentes tipos de mídia. Jornais (59%), telejornais (54%) e rádios (52%) são os mais mencionados. Os percentuais consideram a soma de “confia” e “confia muito”.

Grau de confiança nos meios de comunicação — Foto: Editoria de Arte

— Apesar de ter caído em função de um Congresso de perfil diferente, a confiança permanece bem maior nos veículos de imprensa do que em redes sociais e outros meios — aponta Tokarski.

Entre os parlamentares, 62% ouvem rádio, e a CBN se destaca: é ouvida por 53% dos consumidores desse formato, contra 37% da Jovem Pan e 32% da BandNews.

No questionário sobre quais portais de notícia são acessados, o g1 desponta na liderança com 47%, 11 pontos a mais que o segundo colocado, o Uol, e mais que o quádruplo dos demais citados.

Nas citações espontâneas sobre telejornais, os quatro mais assistidos são da Globo ou da GloboNews: Jornal Nacional (38%), Jornal da Globo (18%), Jornal das 10 (15%) e Bom Dia Brasil (13%).

Quando os nomes dos programas são apresentados no cenário estimulado, o Jornal da Globo (60%) e o Jornal Nacional (59%) despontam na liderança, seguidos pelo Jornal da Band (40%), que aparece em terceiro.

A pesquisa entrevistou 187 deputados e 23 senadores em outubro de 2023. A amostra é feita de forma proporcional ao tamanho da representação dos partidos no Congresso, e eventuais distorções são corrigidas por meio de um fator de ponderação.


Fonte: O GLOBO