Porto Velho, Rondônia - O chefe do Comando Sul das Forças de Defesa de Israel, major-general Yaron Finkelman, afirmou neste domingo, 16, que os combates na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, continuarão até que o Hamas seja derrotado na região.

As declarações foram feitas durante reunião com comandantes que atuam em Rafah. Finkelman também comentou sobre a explosão na qual oito soldados foram mortos dentro de um veículo blindado.

“Estamos aqui depois de um incidente doloroso que ocorreu ontem”, disse o major-general, “perdemos combatentes e perdemos comandantes durante o ataque. Estes são nossos melhores filhos.”

“Apesar das pesadas perdas”, acrescentou, “o nosso imperativo é continuar avançando. Vocês estão atacando a Brigada Rafah [do Hamas] e continuaremos até derrotá-la.”

Apesar dos combates em curso, Gaza viu neste domingo o seu primeiro dia de relativa calma em meses, depois de as FDI anunciarem uma “pausa tática” nos combates diários no sul para facilitar os fluxos de ajuda humanitária.

A pausa ocorrerá diariamente das 8h às 19h (horário local) ao longo de uma estrada importante na região. A decisão foi tomada após discussões com a ONU e outras instituições, de acordo com comunicado das FDI.

Netanyahu critica pausa

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, considerou a pausa tática como “inaceitável”. Disse ainda não ter sido informado sobre a medida.

“Somos um Estado com um Exército, não um Exército com um Estado. Ouvi a notícia pela primeira vez na comunicação social esta manhã e contatei o Exército para comunicar que era inaceitável”, afirmou Netanyahu a uma televisão israelense.

Antes, o gabinete do primeiro-ministro já havia dito que os combates em Rafah continuariam conforme o planejado.

Fonte: O Antagonista