O vídeo recebeu mais de 14 milhões de visualizações no Weibo e quase 10 milhões de visualizações no Douyin

Porto Velho, Rondônia - Uma famosa cachoeira na China virou o centro de uma polêmica entre turistas e cidadãos do país: tida como a maior cachoeira da Ásia, a queda d’água, na verdade, são abastecidas artificialmente por bombas e canos que levam a água até o topo da montanha. A Cachoeira Yuntai está localizada no Parque da Montanha Yuntai, uma importante atração turística na província de Henan, no centro-norte da China.

A fonte da água, descrita como "a Via Láctea voando para baixo", virou alvo da polêmica após um vídeo postado nas redes sociais chinesas revelar tubo abastecendo água para as quedas de 314 metros de altura — sugerindo que sua fonte pode não ser tão natural quanto os visitantes foram levados a acreditar.

Cachoeira alimentada artificialmente — Foto: Reprodução

A administração do Parque da Montanha Yuntai respondeu ao vídeo, explicando como as mudanças na estação seca exigiram o impulso extra para as quedas. "(A cachoeira) não pode garantir encontrar o público em sua aparência mais bonita devido às mudanças de estação", disseram eles, acrescentando que a cachoeira passou por "uma pequena melhoria durante a estação seca".

O tópico "a origem da Cachoeira Yuntai são apenas alguns tubos" começou vitalizou em todas as redes sociais do país. O vídeo recebeu mais de 14 milhões de visualizações no Weibo e quase 10 milhões de visualizações no Douyin.

A repercussão foi tanta que autoridades do governo local foram enviadas ao parque para investigar. Eles pediram aos operadores que aprendessem uma lição com o incidente e explicasse as melhorias aos turistas com antecedência, de acordo com a emissora estatal CCTV.


Fonte: O GLOBO