Porto Velho, RO - O Secretário Municipal de Agricultura de Porto Velho, Carlos Magno, enfatizou a relevância da Rondônia Rural Show 2024 para o fortalecimento do setor produtivo primário. Em entrevista durante o evento, Magno ressaltou que o encontro se tornou essencial diante das diversas pressões enfrentadas pelo setor, como questões de regularização fundiária, ambientais e limitações de crédito.

"Este evento é uma vitrine aberta ao mundo do que Rondônia produz. Além disso, proporciona oportunidades para o setor adquirir conhecimento, tecnologia e ficar por dentro de técnicas avançadas e equipamentos de última geração", destacou o Secretário.

Magno salientou que a feira também é uma oportunidade para os produtores acessarem instituições públicas e privadas cujas ações impactam o setor, facilitando o diálogo e identificando demandas. Ele aproveitou para solicitar maior presença do Governo do Estado junto ao setor produtivo, pedindo orçamentos mais robustos para políticas públicas que favoreçam os produtores, especialmente os da agricultura familiar.

"Trata-se de um setor vital tanto para quem mora na cidade quanto para quem está no campo, além de ser a mola-mestre da economia no Estado", ressaltou Magno, enfatizando a necessidade de apoio para resolver as diversas demandas existentes.

Sobre a atuação da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), Magno destacou o despertar de Porto Velho para o setor produtivo na última década, com investimentos em diversas áreas e vertentes produtivas. Ele enfatizou a importância da regularização fundiária e as ações da SEMAGRI em apoio ao setor, especialmente aos pequenos produtores.

"Estamos fazendo a nossa parte com ações de impacto e suporte ao agro, onde o apoio se faz mais necessário, principalmente para os pequenos produtores. O prefeito Hildon Chaves tem grande interesse pelo setor produtivo e está cumprindo seus compromissos com a administração municipal para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio na capital", concluiu o Secretário.