Porto Velho, Rondônia - Na manhã desta quarta-feira (15/5), foi realizada uma reunião no prédio sede do Ministério Público de Rondônia (MPRO), reunindo a 14ª, 15ª, 16ª e 17ª Promotorias de Justiça da capital, promotorias responsáveis pela defesa do meio ambiente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAN), o Batalhão de Polícia Ambiental e outros órgãos de fiscalização. O objetivo do encontro foi identificar estratégias para assegurar o correto andamento dos processos nas entidades envolvidas, visando a proteção das Unidades de Conservação.

O encontro visou aprimorar a eficácia e efetividade das ações de combate a crimes ambientais, unindo esforços em prol da proteção ambiental. Uma das principais discussões foi a busca por formas de destinar recursos para modernizar o sistema de proteção ambiental, garantindo assim a defesa do direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. O foco da reunião foi discutir a importância da regularização das Unidades de Conservação, abrangendo desde a georreferenciação até a ampliação da capacidade de armazenamento de dados para dar suporte ao trabalho da polícia ambiental.

Na ocasião, os integrantes reforçaram a necessidade de dar continuidade à discussão, com novas reuniões para tratarem de temas relativos à proteção do meio ambiente, bem como reforçaram a necessidade de compromisso coletivo, por meio de ações concretas e efetivas do Estado, na proteção e manutenção das unidades de conservação.


Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)