Porto Velho, Rondônia - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta quinta-feira, dia 2, o processo de pagamento da antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo.

Este grupo de beneficiários terá o pagamento escalonado até o dia 8 deste mês, organizado de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Como está estruturado o pagamento para os beneficiários que recebem um salário mínimo?

Para aqueles que ganham um salário mínimo, o pagamento do décimo terceiro já começou no último dia 24 e seguirá o mesmo cronograma, até dia 8 de maio.

Com isso, espera-se que mais de 33,6 milhões de segurados estejam com a primeira parcela do décimo terceiro salário depositada até meados da próxima semana.

Onde os beneficiários podem consultar os detalhes do pagamento?

Os segurados têm a possibilidade de verificar os valores e as datas programadas para o pagamento do décimo terceiro através do aplicativo Meu INSS, acessível tanto em celulares quanto em tablets.

Além disso, a consulta pode ser realizada diretamente no site oficial gov.br/meuinss.

Existe alguma alternativa para quem não possui acesso à internet?

Para os beneficiários que não têm acesso fácil à internet, o INSS oferece a opção de consulta via telefone.

Ligando para o número 135, é possível obter informações detalhadas sobre a liberação do décimo terceiro.

Este serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, sendo necessário informar o CPF e confirmar dados pessoais para segurança da operação.

Como o pagamento antecipado impacta a economia?

De acordo com estimativas do Ministério da Previdência, a antecipação do pagamento do décimo terceiro deve movimentar cerca de R$ 67,6 bilhões na economia brasileira.

Esse valor é dividido entre a primeira parcela, que corresponde a R$ 33,68 bilhões e já está sendo distribuída, e a segunda parcela, programada para o final de maio e início de junho.
  • Detalhe Importante: A maioria dos aposentados e pensionistas será beneficiada com 50% do valor do décimo terceiro já na primeira parcela. Porém, vale destacar que novos segurados, ou seja, aqueles que passaram a receber o benefício após o mês de janeiro, terão o montante ajustado proporcionalmente.
  • Exceção: Segurados que estão recebendo benefícios por incapacidade temporária, conhecido anteriormente como auxílio-doença, possuem direito a uma parcela menor, que será calculada conforme a duração do benefício.
  • Observação: Beneficiários de programas assistenciais como o Bolsa Família não têm direito a receber o décimo terceiro.

Esta medida de antecipação é uma ação contínua do governo para proporcionar um alívio econômico imediato aos beneficiários, marcando o quinto ano consecutivo em que essa antecipação ocorre antes do tradicional pagamento de agosto e dezembro.

Fonte: O ANTAGONISTA