Primeira etapa de reabertura da EFMM aconteceu no sábado (4) e contou com a presença de integrantes da ARPV

Porto Velho, Rondônia - A diretoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Porto Velho (ARPV) esteve presente na primeira etapa da reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), que após enorme revitalização foi entregue oficialmente à população de Porto Velho no último sábado (4).

O grande destaque da primeira etapa da reabertura ficou por conta do museu com mais de 300 peças históricas da lendária ferrovia. Todo o espaço de 106.000 metros quadrados foi revitalizado, incluindo os três galpões. Há espaços que futuramente serão destinados a restaurantes e quiosques.

Presente no evento, o presidente da ARPV, Jonathan Pacheco, celebrou a abertura do Complexo após todo o trâmite necessário para o processo de licitação de concessão do espaço, que passou a ser administrado pela Amazon Fort Soluções Ambientais e Serviços de Engenharia Ltda. A ARPV regula e fiscaliza a execução do contrato com a empresa.

"A Agência Reguladora tem papel importante na regulação de espaços e serviços públicos que foram objetos de concessão pelo município. Por isso, é muito bom prestigiar esse momento histórico, em que o Complexo da EFMM é reaberto à população depois de toda revitalização que foi realizada para preservar a história deste local", disse.

Ao todo, foram cerca de R$ 30 milhões investidos, provenientes de compensação ambiental da hidrelétrica Santo Antônio Energia e de recursos próprios do município. O prefeito Hildon Chaves relembrou que "ao assumir a Prefeitura em 2017, já existiam R$ 24 milhões disponibilizados pela Santo Antônio Energia, como compensação, para que se fizesse a tão aguardada revitalização. Foi um longo trâmite e esta entrega é um dos maiores legados de nossa administração".

As visitas ao Complexo e ao museu são gratuitas, e o acesso ao museu nos primeiros três meses será administrado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). O ingresso é mediante reserva no site, que pode ser acessado aqui.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)